TEMOR E TREMOR (RESUMO)



       O que se segue é um resumo do livro “Temor e Tremor” de Søren Kierkegaard, teólogo e filósofo dinamarquês considerado o primeiro filósofo da existência. Seu livro trata do paradoxo da fé tendo por base a história da prova de Abraão. São discutidos três problemas: (i) se há uma suspensão da moral; (ii) se há um dever absoluto diante de Deus e (iii) se a atitude de silêncio de Abraão diante de Sara, Isaque e Eliézer pode ser justificada. É importante colocar que este resumo é apenas uma apresentação do texto original de forma compactada, sem paráfrases ou resenhas críticas. A ideia é de que o texto permaneça do autor original. É importante colocar que este resumo é apenas uma apresentação do texto original de forma compactada, sem paráfrases ou resenhas críticas. A ideia é de que o texto permaneça do autor original.


A PROVA DE ABRAÃO

“Passado algum tempo, Deus pôs Abraão à prova, dizendo-lhe: ‘Abraão!’ Ele respondeu: ‘Eis-me aqui’.
Então disse Deus: ‘Tome seu filho, seu único filho, Isaque, a quem você ama, e vá para a região de Moriá. Sacrifique-o ali como holocausto num dos montes que lhe indicarei’. Na manhã seguinte, Abraão levantou-se e preparou o seu jumento. Levou consigo dois de seus servos e Isaque seu filho. Depois de cortar lenha para o holocausto, partiu em direção ao lugar que Deus lhe havia indicado.
No terceiro dia de viagem, Abraão olhou e viu o lugar ao longe.
Disse ele a seus servos: ‘Fiquem aqui com o jumento enquanto eu e o rapaz vamos até lá. Depois de adorarmos, voltaremos’.
Abraão pegou a lenha para o holocausto e a colocou nos ombros de seu filho Isaque, e ele mesmo levou as brasas para o fogo, e a faca. E caminhando os dois juntos,
Isaque disse a seu pai Abraão: ‘Meu pai!’ ‘Sim, meu filho’, respondeu Abraão. Isaque perguntou: ‘As brasas e a lenha estão aqui, mas onde está o cordeiro para o holocausto?’
Respondeu Abraão: ‘Deus mesmo há de prover o cordeiro para o holocausto, meu filho’. E os dois continuaram a caminhar juntos.
Quando chegaram ao lugar que Deus lhe havia indicado, Abraão construiu um altar e sobre ele arrumou a lenha. Amarrou seu filho Isaque e o colocou sobre o altar, em cima da lenha.
Então estendeu a mão e pegou a faca para sacrificar seu filho.
Mas o Anjo do Senhor o chamou do céu: ‘Abraão! Abraão!’ ‘Eis-me aqui’, respondeu ele. ‘Não toque no rapaz’, disse o Anjo. ‘Não lhe faça nada. Agora sei que você teme a Deus, porque não me negou seu filho, o seu único filho.’
- Gênesis 22.1-13
        Teremos como propósito extrair dessa história, sob forma problemática, a dialética que comporta para ver que inaudito paradoxo é a , paradoxo capaz de fazer de um crime um ato santo e agradável a Deus, paradoxo que devolve a Abraão o seu filho, paradoxo que não pode reduzir-se a nenhum raciocínio, porque a fé começa precisamente onde acaba a razão.

PROBLEMA I: Há uma suspensão teleológica da moralidade?
        A moralidade, em si, está no geral, e a este título é aplicável a todos, sendo um fim em si mesma e sendo ela mesma o fim (telos) de todas as coisas. A tarefa do indivíduo está em despojar-se de seu caráter individual a fim de alcançar a generalidade.
         A ¸ por outro lado, é justamente aquele paradoxo segundo o qual o Indivíduo se encontra como tal acima do geral, é o Indivíduo quem, depois de ter estado como tal subordinado ao geral, alcança ser agora, graças ao geral, o Indivíduo, e como tal superior a este; de maneira que o Indivíduo como tal encontra-se numa relação absoluta com o absoluto. Reivindicar a individualidade frente ao geral é cometer pecado.
        Assim é preciso responder afirmativamente à questão: A história de Abraão comporta uma suspensão teleológica da moralidade. A moral impõe a Abraão o dever de amar o seu filho. Por meio de seu ato, Abraão suspendeu a moral porque tinha um fim (telos) para além dela.  Como Indivíduo, superou o geral, sem cometer pecado. Isso permanece como um paradoxo inexplicável, é algo que não pode ser compreendido. A fé é um milagre; no entanto ninguém dela está excluído; porque é na paixão que toda a vida humana encontra a sua unidade, e a fé é uma paixão. A fé é a mais alta paixão de todo homem, o mais alto que o homem pode alcançar. 

PROBLEMA II: Há um dever absoluto para com Deus?
       A moralidade é o geral e, como tal, também o divino, de modo que todo o dever é, no fundo, dever para com Deus. No entanto, o dever não nos coloca em relação com o divino. A moralidade faz o indivíduo despojar da sua interioridade, para exprimir em algo de exterior. Todas as vezes em que se apega a um sentimento interior, peca ou entra em crise. O paradoxo da fé consiste em que há uma interioridade incomensurável em relação à exterioridade,
        No âmbito da fé, o Indivíduo é superior ao geral, o Indivíduo determina a sua relação com o geral tomando como referência o absoluto. Na história de Abraão, do ponto de vista moral, a relação que mantém com Isaque exprime-se dizendo que o pai deve amar o filho. Esta relação moral está referida ao relativo e opõe-se à relação absoluta com Deus. Pode-se dizer, nesse sentido, que há um dever absoluto para com Deus, porque, nesse dever, o Indivíduo se refere como tal absolutamente ao absoluto e, sendo esse dever absoluto, a moral é rebaixada ao relativo.

PROBLEMA III: Pode moralmente justificar-se o silêncio de Abraão perante Sara, Eliézer e Isaque?
       Definido como ser imediatamente sensível e psíquico, o Indivíduo é ser oculto e do ponto de vista da moral, ele deve se libertar do oculto e se manifestar no geral. A Moral exige a manifestação e pune o oculto.  A moral condena guardar silêncio, mas foi justamente isso o que Abraão fez, não falou a Sara, a Eliézer, nem a Isaque.
        Nesse caso, mais uma vez vemos a presença do paradoxo. O Indivíduo se encontra acima da moral em sua relação com o absoluto. Abraão cala-se porque não pode falar; nesta impossibilidade reside a angústia. Isso se dá porque a atitude de fé de Abraão não poderia ser compreendida por ninguém de modo que ele nada poderia falar, portanto Abraão não falou. Nesse sentido, a angústia do paradoxo reside no silêncio: Abraão não pode falar.
       A atitude de Abraão está além da possibilidade de compreensão. Abraão permaneceu fiel no seu amor a Deus, aquele que ama Deus não tem necessidade de lágrimas nem de admiração; esquece o sofrimento no amor, e tão completamente que não deixará atrás de si o mínimo traço de dor, se não fosse o próprio Deus a recordar-lhe; porque vive no oculto, conhece a angústia, conta as lágrimas e nada esquece.  
       



Comentários

Postagens mais visitadas