FILOSOFIA DE ARISTÓTELES (RESUMO)




       Este resumo se baseia especialmente no capítulo sobre Aristóteles escrito por Enrico Berti no livro “História da Filosofia” organizado por Jean-François PradeauNo entanto, recorri também aos próprios livros de Aristóteles como Categorias, Da Interpretação e os livros da Metafísica de Aristóteles.        O objetivo deste resumo é dar uma visão geral, embora superficial, do Corpus aristotelicumcomeçando por um esboço do Órganon e depois dando um resumo sobre a Física, Psicologia, Zoologia, Metafísica, Ética, Política,  Retórica e Poética segundo Aristóteles. 

CATEGORIAS  

       As categorias são os tipos de ser nos quais todos os objetos do mundo podem ser classificados. Essas categorias podem ser divididas em dois grupos: 

Substância: É a categoria que diz respeito às realidades que existem em si mesmas. A “substância primeira” ou “substrato” diz respeito aos objetos individuais e a “substância segunda” ou “essência” refere-se ao gênero e à espécie as quais os objetos pertencem. 
Acidente: Refere-se às realidades que existem em outras realidades, se dividem nas seguintes categorias:  quantidade (quanto?), qualidade (que tipo?), relação (com o que?), o lugar (onde?), tempo (quando?),posição (que postura?), estado (que circunstância?), ação (quão ativo?) e paixão (quão passivo?).  

INTERPRETAÇÃO  

       As palavras que formam a linguagem são signos convencionais de conceitos. Em si mesmas, as palavras nada dizem sobre a realidade, no entanto, elas podem formar proposições, que são formadas por substantivos e verbos e que afirmam ou negam algo sobre a realidade, podendo ser verdadeiras ou falsas. As proposições também podem ser universais ("Todo S é P"; "Nenhum S é P"), singulares ("Algum S é P) ou particulares (refere-se a apenas um sujeito específico). 
  
ANALÍTICOS ANTERIORES 

       O silogismo é um tipo de raciocínio no qual duas proposições universais (premissas) conduzem a uma terceira premissa. É composto por uma premissa maior (a premissa mais universal), uma premissa menor (a premissa menos universal), que possuem um termo médio (ocupa a função de sujeito na premissa maior e a função de predicado na premissa menor) e por dois termos extremos que constituem a conclusão: 

 Premissa maior: Termo médio e Predicado. 
Premissa menor: Sujeito e Termo médio.  
Conclusão: Sujeito e Predicado.  
Por exemplo: 

 Todos os homens são mortais.   
Sócrates é homem.
Logo, Sócrates é mortal. 

       No caso “homem” é o termo médio, “mortal” é o predicado e “Sócrates é o sujeito.   

ANALÍTICOS POSTERIORES   

       Existe um tipo de silogismo chamado de Silogismo Científico ou de Demonstração. É o tipo de silogismo no qual sendo as premissas verdadeiras, a conclusão delas derivadas é imprescindível verdadeira. Chamamos de “princípios” as premissas de demonstração que são primeiras, isto é, não são conclusões de outras demonstrações. Elas podem ser particulares ou gerais:  
Princípios particulares:  princípios que dizem respeito às realidades de natureza particular constituindo o objeto de uma ciência particular. 
Princípios gerais: princípios que dizem respeito a diversas espécies de objetos. Os princípios gerais constituem o que chamamos de axiomas. 
  
TÓPICOS 

       Um outro tipo de silogismo é o silogismo dialético, nele as premissas são chamadas de endoxaisisto é, são premissas admitidas pela maioria dos especialistas. Assim, tais silogismos referem-se apenas a opiniões, aquilo que é verossímil ou provável. 

FÍSICA 

       A Física é a ciência da natureza e seu objetivo é determinar as causas da natureza. A natureza pode ser definida como o conjunto dos corpos em devir que apresentam uma evolução totalmente autônoma. 
       Os objetos podem derivar de quatro categorias de causa: causa eficiente (o que produz a transformação de um objeto), causa material (matéria de que um objeto é constituído), causa formal (forma que estrutura um objeto) causa final (finalidade em vista da qual um objeto existe). 
       As causas materiais dos objetos naturais são, em última análise, um dos quatros elementos (terra, água, ar e fogo). Há, no entanto, também o éter que constitui os céus, que são esferas concêntricas, no centro das quais se encontra a esfera terrestre. O movimento, em última instância, requer causas eficientes imóveis, os motores imóveis. As transformações produzidas em um objeto podem ser de substância (geração e corrupção)quantidade (aumento e diminuição), qualidade (alteração) lugar (translação).  A mudança é a passagem da potência (capacidade de assumir uma forma determinada) para o ato (condição na qual uma potência foi atualizada). 
  
PSICOLOGIA  

       A Psicologia é o ramo da Física que estuda a alma. alma não é uma entidade separada do corpo, mas sim a capacidade mesma de viver própria de um corpo, ela é o "ato primeiro" da capacidade de viver. A vida, no entanto, se realiza de acordo com diferentes níveis de atividade ("ato segundo"), de modo que se pode falar de três níveis de alma de acordo com a atividade realizada  

1.Nível vegetativo ou apetitivo: responsável pela nutrição e reprodução. 
2.Nível animal ou sensitivo: responsável pelo movimento e percepção. 
3.Nível humano ou intelectivo: responsável pelo pensamento. A alma intelectiva é o lugar de todas as formas inteligíveis, sendo a intelecção , a capacidade de se apropriar de uma forma. 

       Além da capacidade de conhecer, a alma possui a capacidade de desejar, esse desejo pode ter como objeto um bem sensível e particular ou um bem inteligível e universal. O desejo por um bem inteligível é chamado de vontade.   

ZOOLOGIA   

       Os animais podem ser classificas em dois tipos: sanguíneos e não-sanguíneos. Os sanguíneos, por sua vez, se dividem em vivíparos e ovíparos.         A perpetuação de uma espécie é garantida pela reprodução. Na reprodução, a alma ou forma é transmitida pelo parceiro macho através do sêmen e a matéria, pela fêmea por meio do sangue menstrual. A matéria do embrião se desenvolve e se organiza em um processo preestabelecido pela forma. 

METAFÍSICA 

       A metafísica aristotélica é tratada em catorze livros:  

- Livro A ou I: A Metafísica primeira ou "filosofia primeira" é a busca das causas primeiras da realidade. 

- Livro Alfa Elatton ou II: A Metafísica é o conhecimento da verdade e a verdade é o conhecimento das causas. 

- Livro B ou III: O método próprio da Metafísica é o método aporético, que consiste em formular problemas ("aporias") e considerar para cada um deles hipóteses de soluções contraditórias e reter aqueles que resistem mais às objeções. 

- Livro Gama ou IV: A Metafísica lida com o ser enquanto ser , isto é, o Ser em seu sentido universal. 

- Livro Delta ou V:  As causas são princípiosisto é termos primeiros a partir dos quais algo é gerado, podendo ser divididas em causas formais, materiais, finais e eficientes. O Ser, por sua vez, pode ser dito em si ou em sentido acidental conforme as Categorias, incluindo a categoria de substância, que inclui a substância primeira ou substrato e a substância segunda, ou essência. Também, pode-se falar do ser enquanto potência e do ser enquanto ato.  

- Livro E ou VI: A Metafísica também é teologia na medida em que lida com a causa dos seres divinos. 

- Livro Z ou VII: A substância é um princípio ou uma causa, sendo principalmente a forma, isto é, a causa pela qual uma coisa é o que ela é. 

- Livro H ou VIII: matéria e a forma podem ser identificadas com a potência e o ato, na medida em que a transformação é a passagem da matéria que possui a forma em potência para a posse da forma em ato. 

- Livro Teta ou IX: O ato tem prioridade sobre a potência e sobre todo princípio de mudança, sendo que os motores imóveis são atos puros, livres de qualquer potência. 

- Livro I ou X: O Um e o múltiplo não são o princípio de todas as coisas, o Um é somente uma unidade de medida ou um predicado tão universal quanto o ser. 

- Livro K ou XI: A Metafísica é também o estudo dos axiomas matemáticos. 

- Livro Lambda ou XII: Os motores imóveis são substâncias que pensam, o Primeiro Motor não tem nada acima de si em que pensar, sendo o "Pensamento do Pensamento", Ele é o Bem Supremo que coloca em movimento todo o Universo. 

- Livro M ou XIII: As realidades matemáticas e as ideias não são substâncias que existem de maneira separada. 

- Livro N ou XIV: É impossível, portanto, que as realidades matemáticas sejam o princípio de todas as coisas.   
  
ÉTICA 

       A Ética é a Ciência prática da ação justa, o bem. O bem supremo, tanto para o indivíduo, quanto para a sociedade, é a felicidade, que se dá pela realização da virtude. virtude é o meio termo entre duas faltas opostas, sendo a justiça uma virtude de importância especial.         Há também as "virtudes dianoéticasou "virtudes do pensamento", são elas, a arte, a ciência, prudência, sabedoria e o intelecto.   

POLÍTICA 

       A Política é a ciência daquilo que é o bem para a cidade. O homem é, por natureza, um animal político, feito para viver na cidade (polis). Cidade é uma sociedade autossuficiente que tem como objetivo a felicidade dos cidadãos. 
      Existem seis formas de governo, sendo três bons, e três pervertidos: 

Bons:  
- Monarquia (um governa para todos) 
- Aristocracia (Poucos governam para todos) 
- República (Muitos governam para todos)  

Pervertidos:  
       - Tirania (um governa para si) 
 - Oligarquia (ricos governam para eles) 
 - Democracia (pobres governam para eles) 


RETÓRICA 

       É a arte de construir discursos convincentes. Existem três tipos de argumentos retóricos: deliberativo (debater, junto a uma assembleia política, a respeito de uma decisão tomada), judiciário (objetiva defender ou acusar uma pessoa culpável) e epidítico (objetiva celebrar ou censurar uma personalidade pública). 

POÉTICA  

       A poesia é a capacidade de fazer viver uma ficção como se ela fosse real. Existe a poesia épica (narração de fatos envolvendo personagens nobres), a poesia trágica (representação dramática envolvendo personagens nobres) e a poesia cômica (trata de personagens desnobres). A tragédia educa os adultos nas virtudes dianoéticas por meio da cartase (purificação das paixões por meio de sua libertação). 




Comentários

Postagens mais visitadas