FILOSOFIA DE RENÉ DESCARTES (RESUMO)



       O objetivo deste texto é apresentar um resumo da filosofia de René Descartes, tendo como base o Discurso do Método, as Meditações e o Tratado da Luz ou o Mundo. Assim, será possível ter uma visão geral do método cartesiano, de  seus princípios de moral,  de sua metafísica ou filosofia primeira e de sua física. 

DISCURSO DO MÉTODO

       O conhecimento verdadeiro deve partir de premissas autoevidentes e deduzir delas consequências corretas. A função do intelecto por meio da qual se compreende as verdades evidentes por si mesmas é a "intuição". O procedimento que permite avançar das premissas para as consequências progressivamente, chama-se "dedução"

REGRAS METODOLÓGICAS

    São quatro as regras metodológicas que permitem alcançar a verdade:

1. Evidência: Só considerar verdade aquilo que não pode ser posto em dúvida.
2. Análise: Dividir os problemas complicados em seus elementos simples, de forma a resolvê-los um a um.
3. Síntese: Construir séries dedutivas começando pelas proposições mais simples e subindo gradualmente até o conhecimento dos mais compostos.
4. Verificação: Verificar se a divisão em elementos simples e a sequência de deduções estão completas, a fim de ter certeza de que nada foi esquecido.

PRINCÍPIOS ÉTICOS

       Existem três máximas e uma regra que podem servir como "moral provisória" para guiar a vida:
Máximas:
1. Obedecer as leis e costumes do seu país, observar e a religião e contentar-se com opiniões comuns mais moderadas.
2. Ter opiniões pessoais firmes a partir do momento em que se decidiu assumi-las.
3. Adaptar nossos desejos ao autocontrole racional.
Regra: Cultivar a razão seguindo as quatro regras metodológicas.


MEDITAÇÕES

PRIMEIRA MEDITAÇÃO

        O primeiro passo para alcançar a verdade consiste em colocar sistematicamente em dúvida tudo aquilo que não se mostra como certeza indubitável. Primeiro, podemos colocar em dúvida as informações dos sentidos, na medida em que eles se mostram enganosos. Em segundo lugar, como não temos como saber se estamos sonhando, não podemos ter certeza da existência do mundo, nem do nosso corpo. Terceiro, visto que um gênio maligno poderia estar nos enganando sobre as verdades mais simples e certas, podemos colocar em dúvida até mesmo as verdades matemáticas.

SEGUNDA MEDITAÇÃO

        A única certeza que não pode ser dúvida é a do "eu pensante", já que não posso duvidar que duvido. Esse eu na medida em que o próprio corpo foi suspenso pela dúvida, só pode ser compreendido enquanto "espírito". Todo nosso conhecimento sobre nós mesmos tem sua origem, não no corpo, mas no espírito.

TERCEIRA MEDITAÇÃO

       Enquanto substância finita, o eu nunca seria capaz de ser a causa da ideia de uma substância infinita e infinitamente perfeita, visto que o efeito não pode conter mais realidade que a causa. Portanto, somente Deus pode ter causado a ideia de Deus e, visto que o espírito possui a ideia de Deus, Deus existe.

QUARTA MEDITAÇÃO

       Visto que Deus é infinitamente perfeito, é impossível que Ele esteja nos enganando. Graças a isso, a ciência humana não está mais ameaçada pela falsidade. No entanto, para que não incorramos em erro, jamais se deve formular um juízo sobre algo que não seja conhecido claramente.

QUINTA MEDITAÇÃO

        A existência é uma perfeição, logo, se Deus existe, sendo Deus infinitamente perfeito, é necessário que Ele exista ("argumento ontológico para a existência de Deus")

SEXTA MEDITAÇÃO

       As ideias inatas apresentam-se ao espírito como verdades evidentes em si mesmas, de modo que se pode confiar nas verdades da matemática e da geometria. Também podemos crer na existência dos corpos, visto que a natureza nos ensina sobre eles e se eles não existissem, Deus seria um enganador.

O MUNDO OU TRATADO DA LUZ

1. A informação recebida pelos sentidos não é confiável, de modo que é preciso separar conceitualmente o mundo percebido do mundo real.

2. É possível explicar as qualidades sensíveis (calor, frio, sólido, líquido, etc) sem precisar supor que elas existem no mundo exterior, limitando-nos a pensar no movimento das partículas materiais no espaço.

3. O mundo real pode ser compreendido como "res extensa", isto é, enquanto matéria extensa num espaço tridimensional.

4. O movimento das partículas materiais no espaço obedecem a três leis físicas:
(1) Lei da Inércia: Um corpo permanece fixo ou conserva seu movimento desde que não seja alterado pelo movimento de outro corpo.
(2) Lei da Ação e Reação: Quando um corpo em movimento se choca com outro, ele não pode lhe dar nenhum movimento se ele não perder igual quantidade de seu movimento, nem subtraí-lo se o seu movimento não se aumentar em quantidade e
(3) Lei do Movimento Retilíneo: Um corpo sempre tende a se mover em uma linha reta.

5. Existem três elementos principais da matéria: o "fogo" (que forma o sol e as estrelas); o "ar" (que não se encontra puro em lugar algum) e a "terra" (que forma os planetas e cometas).

         A partir do resumo dessas três obras cartesianas foi possível ter uma noção geral de seu pensamento e de sua relevância para a filosofia e a física. O método cartesiano e o estabelecimento do cogito como a base segura para construir o conhecimento verdadeiro foram de grande importância para o pensamento moderno. O mesmo deve ser dito sobre suas ideias físicas, como suas três leis sobre o movimento que foram importantes para a mecânica newtoniana.

Comentários

Postagens mais visitadas