ELEMENTOS DE TEOLOGIA (PROCLO)
Este texto é um resumo dos Elementos de Teologia do neoplatônico Proclo
Lício com base no capítulo “ O Neoplatonismo de Proclus” de Carlos
Steel que faz parte do livro História
da Filosofia de Jean François
Pradeau. Em Proclus estão presentes algumas ideias que guardam semelhança com o
símbolo trinitário, como a conciliação da unidade e da diversidade (uno e
múltiplo) em Deus e a ideia de processão.
ELEMENTOS DE TEOLOGIA
Os
princípios fundamentais que formam a base de tudo o que existe são a relação
entre o Uno e o Múltiplo, entre a Causa e o Efeito, o todo e as partes, a
participação, a processão e conversão dos seres, o limite e o ilimitado, o
automovimento e a autoconstituição, o ato e a potência, a eternidade e o tempo.
Trataremos de alguns deles a seguir:
UNO E
MÚLTIPLO
Toda pluralidade (multiplicidade)
participa de alguma maneira do Uno, a origem transcendente de todos os seres. O
Um é o Bem absoluto, a finalidade suprema de todos os seres. Podemos considerar
esse Um como sendo Deus. Deus, no entanto, possui também um sentido múltiplo,
que será esclarecido quando falarmos das henadas.
PROCESSÃO
Cada
ser produz seres semelhantes a si próprio antes de fazer existir os
dessemelhantes, sendo assim, existem seres intermediários que ligam os seres
dessemelhantes entre si. O Uno e o Intelecto enquanto seres dessemelhantes
possuem entre si seres intermediários que são o Ser e a Vida. Essa processão se
dá da seguinte forma:
UNO
↓
SER
↓
VIDA
↓
INTELECTO
Cada nível superior exerce uma
causalidade mais compreensiva do que o nível que lhe está subordinado. Todos os
seres participam do Ser, mas nem todos os seres participam da Vida, muito menos
do Intelecto. No entanto, a causalidade do Uno é mais abrangente que a do Ser,
incluindo a matéria, o substrato indeterminado do mundo físico que, no entanto,
não existe verdadeiramente na medida em que não abrangida pelo Ser. Desse modo, o Um compreendido enquanto Deus, não é
Ser. Deus encontra-se num nível mais superior e abrangente do que o próprio
Ser.
CONVERSÃO
A conversão é o processo pelo qual todo
ser que procede de um princípio se converte, de acordo com seu ser, naquilo de
que ele procede. Sendo que todos os seres se convertem na causa de que
procedem, eles realizam uma atividade cíclica.
PARTICIPAÇÃO
A Forma ideal, em si mesma, não
participa dos seres particulares, no entanto, essas formas imparticipáveis
produzem a partir de si mesmas as formas participadas que são imanentes aos
seres que participam delas. Essa processão do modo participado do imparticipável
aplica-se também à Alma, ao Intelecto e ao Uno:
FORMA IDEAL
IMPARTICIPÁVEL
↓
FORMA PARTICIPÁVEL
_____________________________________________
ALMA IMPARTICIPÁVEL
↓
ALMAS MÚLTIPLAS
_______________________________________
INTELECTO
IMPARTICIPÁVEL
↓
INTELECTOS
MÚLTIPLOS
_____________________________________-
UNO (DEUS)
↓
HENADAS (DEUSES
MÚLTIPLOS)
Somente o Deus Uno é totalmente
incognoscível como imparticipável, as múltiplas henadas se deixam indiretamente
definir pelas diferentes classes de seres que delas participam. Assim, do Deus
Uno procede os múltiplos “deuses” (henadas), graças às henadas, Deus pode ser
conhecido. No entanto, Deus, em si mesmo, como imparticipável, permanece
incognoscível.
Aqui se pode fazer uma relação entre o
Pai como Deus Oculto e o Filho, que procede do Pai por geração e o Espírito que
procede do Pai e do Filho por espiração,
como manifestações de Deus que o tornam possível de ser conhecido
TEOLOGIA PLATÔNICA
Para Proclus, há quatro tipos
de discursos teológicos:
1. Discurso mítico: que é aquele da encenação trágica e
dos símbolos.
2. Revelação inspirada: que é aquele que diz respeito à profecia (oráculo)
3. Discurso matemático: que é a evocação das ordens
divinas com o auxílio de números e figuras.
4. Teologia Científica: que trata de Deus ou dos deuses utilizando termos da dialética.
A Teologia Científica mostra que todas
as classes divinas (henadas), com suas diferenças e suas propriedades comuns e
específicas, procedem do primeiro princípio, o Uno (Deus).
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