ASTROLOGIA E MITOLOGIA GREGA




       O objetivo deste texto é dar uma visão geral da astrologia e fazer algumas associações entre os símbolos astrológicos e os mitos gregos. Em geral, recorri para isso aos livros “Um Guia Astrológico para o Conhecimento de Si Mesmo" de Donna Cunnigham e “O Livro de Ouro da Mitologia” de Thomas Bulfinch e a algumas pesquisas na internet em sites como Astrolink e Mitologia Grega.
         Colocadas minhas fontes, é importante considerar que meu apreço por mitologia e astrologia se dão mais enquanto símbolos. Astrologia não significa que os astros determinam nossa existência, mas sim que há sincronicidade entre os nossos estados de humor, as nossas atividades ou eventos diários, e os trânsitos planetários. Sincronicidade não significa determinismo, nem causalidade, mas um tipo de coincidência significativa que não se dá por acaso. A astrologia não serve para prever o futuro de alguém, antes ela nos fornece um conjunto de símbolos importantes para o autoconhecimento. A astrologia também não é ciência e não deve ser medida pelo método científico. A astrologia faz parte de nossos mitos e os mitos surgem de formas universais do espírito humano.

OS PLANETAS NA ASTROLOGIA

          Em geral, as pessoas conhecem apenas o seu signo solar e, talvez, seu ascendente. O primeiro, geralmente, diz respeito ao que a pessoa é em si e o segundo, ao que a pessoa é exteriormente. Isto é, enquanto o sol se refere ao nosso eu íntimo, o ascendente seria nossa persona ou máscara social, o modo como nos expressamos diante dos outros e a maneira como os outros nos veem. O termo “planeta”, na astrologia é usado em sentido amplo de modo a incluir o Sol, a Lua e Plutão.
        O Sol ( 🌞 ),  que na mitologia é representado por Apolo, deus da luz e da razão, é o símbolo do centro da nossa consciência, do nosso "eu". Assim como o Sol é o centro do nosso sistema solar, o eu é o centro da nossa consciência. O Sol rege o signo de leão que herda dele essa característica de sempre ser o centro das atenções. Além do Sol e do ascendente, existem outros planetas, entre eles podemos citar:
         A Lua(🌜), que na mitologia é simbolizada por Diana. Ela representa o feminino, é símbolo da nossa "anima", estando associada às nossas emoções. A lua rege o signo de câncer que é conhecido por ser mais emotivo. De modo distinto da lua, Mercúrio é o planeta da razão. Na mitologia, é Hermes, o deus-mensageiro, símbolo da comunicação, da mente e da inteligência. Mercúrio rege o signo de Gêmeos e de Virgem que estão associados à comunicação e à capacidade racional analítica.
       No campo do amor e da sexualidade, dois planetas se destacam em especial: Vênus, como o aspecto feminino do amor e Marte, como o aspecto masculino da sexualidade. Vênus ( 🚺) é Afrodite, deusa do amor. É símbolo da sensualidade, da sedução e dos afetos. Ela rege o signo de Libra, que está associado aos relacionamentos. Marte (🚹), por sua vez, é Ares, deus da guerra. Simboliza a ira, o impulso agressivo, a competitividade e a sexualidade. Ele rege o signo de Áries, famoso por sua impulsividade.
         Além desses, existem planetas que estão associados mais a gerações, já que, ficam em um mesmo signo por muito tempo. Podemos citar Júpiter (), que na mitologia é Zeus, o deus dos deuses. Simboliza a filosofia de vida que nos orienta na existência. Rege o signo de Sagitário que pode ser, de alguma forma, relacionado ao conhecimento superior. Saturno (), representado na mitologia por Cronos, deus do tempo e o Juiz supremo do Universo, simboliza a nossa responsabilidade por quem nós somos e por aquilo que fazemos. Saturno está relacionado a ideia de que colhemos aquilo que plantamos. Ele rege o signo de Capricórnio, associado à vida disciplinada. Saturno é famoso pelo chamado ao retorno de Saturno, que é quando o planeta retorna ao mesmo lugar que estava no momento do nosso nascimento, o que ocorre por volta dos nossos 28 ou 30 anos. É o tempo em que somos chamados a encarar nossas responsabilidades.
         Ainda resta falar de Urano (♅), que é Caelus, deus do Céu. Na astronomia, Urano tem uma rotação diferente da de todos os outros planetas, "girando de lado". Por isso, representa a energia de "ser do contra". É símbolo da rebeldia, da liberdade e da individualidade, características que estão associados ao signo que ele rege (Aquário). A imagem abaixo mostra como a rotação de Urano é diferente da dos demais planetas:




        Netuno (♆)  é Poseidon, deus dos mares. As águas são símbolo das emoções, da intuição, do idealismo e da ilusão que estão associadas ao signo de Peixes regido por Netuno. Por fim, temos Plutão (♇), que é Hades, deus do mundo profundo e, nesse sentido, simboliza mudanças profundas que ocorrem no nosso interior. Plutão é o planeta do renascimento e da transformação. Rege o signo de Escorpião, que é um signo em constante evolução e transformação. Por fim, embora geralmente esquecida, vale a pena citar a Terra, ela sempre estará no signo oposto ao do nosso sol. Na mitologia é Gaia, a deusa original geradira de todos os outros deuses. Ela representa a nossa sombra , que é constituída por aquelas características que nós reprimimos em nós mesmos. Mas também essas características podem ser justamente aquelas que nos atraem em outras pessoas, podendo ter um aspecto complementar. Os polos de signos opostos são (Àries x Libra; Touro x Escorpião; Gêmeos x Sagitário; Câncer x Capricórnio; Aquário x Leão e Virgem x Peixes). A Terra rege o signo de Touro que é visto como um signo "pé no chão" graças ao elemento terra. 

SIGNOS

       Para começar, cada signo mantém uma associação com uma das doze casas da astrologia. Portanto, é importante ter uma ideia geral de cada casa e as características a elas associadas. Já foi possível ter uma ideia das características básicas de cada signo tendo em mente seu planeta regente. Nesta seção, os signos serão associados com seus correlatos nos mitos gregos, o que nos dará mais informações sobre cada um deles.

CASAS

1 – (Áries): Modo como os outros nos veem.
2 – (Touro): Finanças e senso de valor.
3 – (Gêmeos): Comunicação, atividades mentais e pequenas tarefas do dia-a-dia.
4 – (Câncer): lar e influência dos pais.
5 – (Leão): filhos e criatividade.
6 – (Virgem): trabalho e saúde.
7 – (Libra): Relacionamentos íntimos.
8 – (Escorpião): Finanças, sexualidade, morte e renascimento.
9 – (Sagitário): Saber e conhecimento.
10 – (Capricórnio): Reações à autoridade.
11 – (Aquário): grupos e amizades.
12 – (Peixes): Sofrimento, segredos e repressão.

       Em geral, para se interpretar um mapa é preciso cruzar as informações. Considerar o que o planeta representa, quais as características do signo e as possíveis associações dessas características com o que o planeta representa e também a casa na qual o planeta está ou o signo no qual se encontra a cúspide da casa. E, por fim, é importante uma boa capacidade de síntese e intuição (o que eu não tenho ainda).
        Para conhecermos melhor as características de cada signo, veremos os mitos a eles associados:

MITOS DE CADA SIGNO

🐏♈ Áries : Áries (Crisómalo) era um carneiro alado cujo pelo era de ouro. Um jovem chamado Frisso e sua irmã, Heles, fugiram de sua madrasta, voando nas costas de Áries, mas Heles acabou adormecendo no meio do caminho, caindo e morrendo. Frisso ofereceu Áries em sacrifício a Marte, deus da Guerra, e seu pelo de ouro foi posto em uma gruta, sob a guarda de um dragão que nunca dormia. Pegar o pelo de ouro era considerado uma tarefa impossível, mas um herói chamado Jasão realizou o feito. Assim, Áries está relacionado ao heroísmo (Jasão) e a emoções fortes e reações rápidas representadas na fuga de Frisso. Os irmãos Frisso e Heles representam o Animus (masculino) e a Anima (feminino). O fato de Heles adormecer e cair do carneiro, morrendo, simboliza o fato de que o elemento feminino é geralmente reprimido nesse signo, fazendo de Áries um signo de características masculinas, como a força e a virilidade. Além disso, como Áries foi sacrificado a Marte, deus da Guerra, o signo está relacionado com a luta e a coragem.

Touro: Touro era, na verdade, um minotauro. Era filho de uma mulher (Pasífane) com um touro. Pasífane era esposa de Minos. Minos havia enganado o deus Netuno, deus do mar, prometendo-lhe oferecer seu melhor touro em sacrifício, mas oferecendo-lhe um touro qualquer. Netuno castigou Minos fazendo sua mulher (Pasífane) se apaixonar por um touro, dessa união nasceu o Touro (minotauro), que tinha cabeça de touro e corpo humano. Minos prendeu Touro em um labirinto e o alimentava anualmente com 7 rapazes e 7 moças virgens. Disposto a por fim a esses sacrifícios humanos, o herói Teseu matou Touro, usando uma linha para não se perder no labirinto. Touro está relacionado ao amor perverso e sensual (união sexual entre uma humana e um animal), o fato de Touro exigir como alimento rapazes e moças virgens, representa sua possessividade. O labirinto representa a construção de barreiras para se proteger da confusão.

Gêmeos : Gêmeos eram dois irmãos, Castor e Pólux, eram filhos de uma mesma mãe, mas de pais diferentes. Pólux era filho do deus Júpiter (Zeus) e Castor era filho de Tíndaro, um rei humano, de modo que Pólux era imortal e Castor, mortal. Além disso, os gêmeos tinham personalidades opostas, sendo Castor, forte e viril e Pólux, sensível e delicado. Assim, Gêmeos representa a existência no interior de uma mesma pessoa de duas personalidades, simbolizando o conflito de dois elementos antagônicos no interior de um mesmo ser. Sua natureza é dual, instável e contraditória.

Câncer : Câncer era um caranguejo gigante que foi enviado por Hera, esposa de Júpiter, para proteger uma Hidra (serpente de sete cabeças com corpo de dragão) contra Hércules, filho de uma amante de Júpiter. Câncer lutou contra Hércules, mas acabou sendo vencido. Assim, Câncer representa aquele que luta até a morte com o objetivo de proteger algo ou alguém, simbolizando assim, a proteção e uma perseverante força de vontade.

Leão : Leão era um animal feroz, sua pele não podia ser penetrada por nenhum mortal, todos que o tentavam matar eram devorados e seu rugido era aterrorizante, podendo ser ouvido a quilômetros de distâncias. Foi morto, no entanto, por Hércules, que o estrangulou. A força desse leão simboliza o poder, a coragem, a proeza, a realeza e a bravura.

Virgem : Virgem (Perséfone) era uma deusa, filha de Júpiter e, por causa de sua beleza, foi raptada por Plutão, deus do submundo. Como ela comeu um fruto proibido no submundo, nunca mais pode abandonar o lugar. Assim, Virgem se tornou rainha do submundo. Sua mãe, evidentemente não concordou com isso e conversando com Zeus, conseguiu que Virgem passasse um tempo do ano com ela e outra no submundo com Plutão. Quando Virgem estava no submundo, era inverno na Terra, quando estava com a mãe, era verão na Terra. O submundo representa o mundo interior, onde Virgem (Perséfone) reina, desse modo pode revelar um certo voltar-se da energia para o próprio interior. Mas Virgem também rege as estações (verão e inverno), simbolizando tanto a tristeza e a melancolia (inverno), quanto a alegria e a extroversão (verão), como também, por reger as estações do mundo, "aquela que organiza o real": o fato de que Virgem organiza o mundo em estações definidas, representa um zelo pela organização racional do mundo e da realidade.

⚖♎ Libra: Libra (Astreia) era a deusa da pureza e da inocência. Ela instruía os seres humanos sobre a justiça e a retidão. No seu tempo a humanidade vivia em um paraíso, em harmonia e paz, antes de o mundo ter se tornado mau e injusto. Como instrutora da humanidade, Libra representa "aquela que se comunica bem", que transmite conhecimento e que se preocupa em servir a humanidade. Simboliza também a justiça social, a inocência, a retidão e o equilíbrio.

Escorpião : Escorpião foi um animal gigante que feriu o calcanhar de Órion, o matando. Órion era filho de Netuno, deus dos mares, ele era um caçador dominado por fortes desejos sexuais a ponto de ter tentado estuprar Diana, a deusa eternamente virgem. Diana, com muita raiva, enviou Escorpião para matar Órion. Assim, Escorpião está relacionado a uma história envolta por uma forte energia sexual e um forte sentimento de raiva.

🏹♐ Sagitário : Sagitário (Quíron) era um centauro, com corpo de cavalo e cabeça e tronco humanos e filho de Saturno, deus do tempo. Sagitário era um centauro sábio e gentil, simbolizando a inteligência e a bondade. Ele também tinha o dom da cura, sendo um grande médico, representando aquele que compreende a dor do outro. O fato de ser metade humano e metade animal pode representar uma natureza dual, dotado tanto pela natureza animal, instintiva e impulsiva quanto pelo elemento humano e racional.

🐐♑ Capricórnio: Capricórnio (Amalteia) foi uma cabra que amamentou o deus Júpiter (Zeus) quando bebê. Foi, assim, a cabra que alimentou Júpiter e também que brincava com ele, correndo, escalando montanhas, etc. Representa, assim, o espírito brincalhão, a habilidade e determinação para escalar terrenos difíceis e a capacidade de "cuidar" e "nutrir".

Aquário: Aquário (Ganimedes) era o mais belo dos homens. Apaixonado por sua beleza, Júpiter (Zeus) tomou a forma de uma águia e o raptou. Depois disso, Aquário se tornou um garçom, servindo água aos deuses. Aquário é símbolo do amor homossexual e transgressor por natureza. É o símbolo daqueles que desafiam a lei, da rebeldia, mas também daquele que serve ao próximo, tendo um espírito humanitário.

🐠♓ Peixes : Peixes, na verdade, são Vênus e Eros, metamorfoseados em peixes. Júpiter (Zeus) havia transformado Vênus e Eros em peixes para que eles pudessem escapar de Tífon, um terrível monstro que queria destruí-los. Assim, a metamorfose salvou a vida dos dois deuses, de modo que Peixes é símbolo daquele que se doa para salvar o outro. Vênus e Eros também são os deuses do amor e da beleza que pode caracterizar os nativos de peixes.

OS SIGNOS E OS DOZE TRABALHOS DE HÉRCULES

       Os signos, na mitologia,  também mantêm uma relação com cada um dos doze trabalho de Hércules. Isso  nos ajudará a conhecer cada signo melhor:

1. Leão de Nemeia (Leão): O leão de Nemeia era um animal feroz, sua pele não podia ser penetrada por nenhum mortal, todos os que o tentavam matar eram devorados e seu rugido era aterrorizante, podendo ser ouvido a quilômetros de distância. Foi morto, no entanto, por Hércules, que o estrangulou. A força desse leão simboliza o poder, a coragem, a proeza e a bravura.

2. ♏🐍 Hidra de Lerna (Escorpião): A hidra era uma serpente com nove cabeças e corpo de dragão. A cabeça do meio era imortal. Sempre que Hércules cortava uma cabeça da Hidra, nascia outra no lugar. Por fim, Hércules queimou as cabeças da hidra e enterrou a cabeça imortal sob um enorme rochedo. A hidra, em seu aspecto monstruoso, é símbolo do nosso interior sombrio, suas muitas cabeças representam as muitas faces negativas que podemos apresentar. Simplesmente ignorar ou reprimir nosso lado sombrio é insuficiente, já que sempre que uma cabeça da Hidra é cortada, nasce outra no lugar.

3.  Corça de Cerineia (Câncer): Essa corça era um animal com pés de bronze e chifres de ouro. Ela era muito veloz e corria sem se cansar. Hércules a perseguiu por um ano até que conseguiu feri-la com uma flecha e capiturá-la. A corça é um animal delicado, sendo símbolo da ternura, da doçura e do afeto. Sua velocidade é símbolo da agilidade, do movimento e da constante mudança.

4. ⚖♎🐗 Javali de Erimanto (Libra) : Esse Javali era um grande monstro feroz, capaz de gerar abalos sísmicos e de arrancar uma árvore pela raiz com suas presas. Foi capturado vivo por Hércules. Sua ferocidade é símbolo da agressividade, mas também da força, da coragem, da bravura e da determinação.

5. ♒🐴 Cavalariças de Áugias (Aquário) : Áugias possuía um rebanho de três mil bois, havendo trinta anos que não eram limpos. Fediam tanto que exalavam um gás mortal. Essa limpeza é símbolo da necessidade de purificação da alma, um processo de se livrar de antigas crenças e formas de ser para avançar rumo a novas e novas possibilidades, deixando para trás a "sujeira".

6. 🏹♐🐦 Aves do lago Estínfalo (Sagitário): Essas aves eram pássaros enormes com asas, cabeça e bico de ferro. Hércules matou as aves atirando nelas flechas envenenadas. O voo das aves representa a libertação do mundo terreno, a leveza e a independência.

7. ♉🐂 Touro de Creta (Touro): O touro de Creta era um animal furioso que foi dominado por Hércules. É símbolo dos instintos e impulsos do ser humano que precisam ser dominados e controlados.

8.🐏♈🎠 Cavalos de Diomedes (Áries): Diómedes era dono de éguas indomáveis que cuspiam fogo e comiam carne humana. Hércules dominou e capturou as éguas. As éguas domadas por Hércules são símbolo dos instintos dominados e do controle da mente.

9. ♍📿 Cinto de Hipólita(Virgem): Hipólita era rainha das Amazonas, integrantes de uma sociedade exclusivamente feminina. Hipólita recebeu de Marte, seu pai e deus da guerra, um cinto de ouro que simbolizava seu poder. Hipólita estava disposta a entregar o cinto a Hércules como presente, mas Hera que odiava Hércules por ser ele filho de seu marido com uma de suas amantes, espalhou um rumor entre as Amazonas de que Hércules queria sequestrar Hipólita, o que desencadeou uma guerra entre Hércules e as Amazonas. No final, Hércules acabou matando Hipólita. Depois do ocorrido, Hércules foi devorado por um monstro marinho, permanecendo em seu ventre por três dias. Hipólita é símbolo da força feminina, da mulher empoderada, livre, autônoma e independente. O monstro que devora Hércules é símbolo da culpa que vem sobre ele por ter matado Hipólita, tudo por causa de um boato falso.

10. 🐠♓🐂 Bois de Gerião (Peixes): Gerião era um gigante de três cabeças, que tinha um gado vigiado por um cão, Ortos, de duas cabeças e rabo de serpente. Ortos era o cão de guarda mais feroz que existia. Hércules mata tanto o gigante, como o cão e consegue roubar os bois. Os bois possuíam pelos de ouro e são símbolos da riqueza e do apego pelos bens materiais.

11. ♊🍎 Pomos das Hesperíedes (Gêmeos): Esses pomos eram maças de ouro que foram guardadas em um lugar secreto e protegidas por um dragão. Atlas, que sustentava o mundo em seus ombros, sabia como encontrar as maças. Assim, Hércules sustentou o mundo em seus ombros por um tempo, até que Atlas encontrasse as maças. Nesse trabalho está o símbolo daquele que carrega o mundo nas costas. O fato  de Hércules precisar carregar o mundo por um tempo para poder obter os pomos de ouro, nos mostra que algumas coisas, para serem conseguidas, exigem sacrifício.

12. 🐐♑🐕 Cérbero (Capricórnio): Cérbero era um cão de três cabeça que guardava o submundo. Hércules, sem usar armas, desceu ao mundo inferior, agarrou e subjugou Cérbero e o levou ao mundo superior e depois o devolveu ao submundo. Hércules precisa descer para mundo inferior antes que possa subir com o cão para o mundo superior. Para podermos crescer espiritualmente, precisamos passar antes pelo inferno, descer ao mundo inferior, para que possamos depois subir e crescer. Cérbero é símbolo da morte, subjugar cérbero é dominar o medo da morte. É também enfrentar o monstro que habita em nosso mais profundo interior e atravessar os "infernos" da vida.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

       Espero que este texto possa contribuir de alguma forma para aqueles que se interessam por astrologia e mitologia grega. Este texto também marca o meu retorno a este portal. Quem me acompanha sabe que atualmente estou mantendo um distanciamento das minhas antigas crenças e me abrindo a novas possibilidades de conhecimento, de modo que este texto tem uma natureza inteiramente diferente dos demais textos deste blog. Embora eu não mais me comprometa com minhas antigas crenças expostas neste portal, creio que é importante deixar esses artigos no ar como representando aquilo que fazia sentido para mim naquele determinado momento da minha existência e que pode ainda fazer sentido para outras pessoas.


        


Comentários

Postagens mais visitadas