PENSAMENTOS - BLAISE PASCAL (RESUMO)


         O que se segue é um resumo dos Pensamentos de Blaise Pascal, no qual ele argumenta contra o ateísmo e a favor do Cristianismo. Blaise Pascal foi um filósofo e teólogo francês e sua obra “Pensamentos” apresenta uma série de ideias importantes para o Cristianismo e para a filosofia.  É importante colocar que este resumo é apenas uma apresentação do texto original de forma compactada, sem paráfrases ou resenhas críticas. A ideia é de que o texto permaneça do autor original.

CONTRA O ATEÍSMO  

1. Se alguém pretende ser ateu, deve ao menos esforçar-se em conhecer sobre a religião antes de combatê-la.  

2. Argumento da aposta: O homem nada tem a perder apostando na existência de Deus. Se o homem crer em Deus e estiver certo, ele terá um ganho infinito, caso esteja errado isso terá um custo insignificante. Assim, acreditar em Deus é mais vantajoso do que negar sua existência.  

A RELIGIÃO VERDADEIRA  


3. A verdadeira religião tem como marcas de sua veracidade a lei do amor a Deus, um conhecimento exato a respeito da natureza humana e a revelação de Deus por meio dos profetas.

4. A verdadeira religião nos ensina que há no homem um resquício de sua primeira natureza boa ao mesmo tempo em que o homem se encontra mergulhado na corrupção de sua segunda natureza devido ao pecado original.  

LIMITE DA RAZÃO  

5. A razão encontra seus limites onde começa o domínio das verdades reveladas. A última tentativa da razão é reconhecer que há uma infinidade de coisas que a ultrapassam.  

AS ESCRITURAS 


6. A Escritura é um livro diferente de todos os outros e apresenta marcas divinas. 

7. As Escrituras narram a história dos judeus por meio da qual descobrimos verdades. 

8. O Antigo Testamento é um livro de tipos e figuras. 

9. Jesus Cristo é o centro de todas as coisas. Os dois Testamentos observam Jesus Cristo, o Antigo como sua espera, o Novo como seu modelo, ambos como seu centro.  

10. O cumprimento das profecias testemunha a favor de Jesus Cristo. 

11. O testemunho dos apóstolos a respeito dos milagres e da ressurreição de Cristo dão provas a respeito dele.  

12. Dado que todos os homens são indignos da salvação, a Escritura ensina que Deus tem o direito de escolher uns para receberem a salvação que não merecem, abrindo-lhes os olhos para a luz do evangelho e de entregar outros ao endurecimento, cegando-os para que recebam a condenação que merecem. 

13. A Escritura revela que Deus só tem uma religião na Terra. Os verdadeiros cristãos e os verdadeiros judeus só tem uma e a mesma religião. 

14. A Escritura ensina que Jesus Cristo é o único meio pelo qual se conhece a Deus de maneira eficaz.
  
15. Os milagres serviram à fundação e servirão à continuação da Igreja até o fim dos tempos. 

PENSAMENTOS DIVERSOS SOBRE A RELIGIÃO 

16. O coração tem razões que a própria razão desconhece. É o coração que sente Deus, não a razão. Eis o que é a fé: Deus sensível ao coração, não à razão.  A fé é um dom de Deus, não um dom do raciocínio 
Há duas formas de argumentar a favor da religião: pela razão ou pela autoridade de quem fala. É pelo argumento da razão e não com base na autoridade que argumentamos em favor da religião cristã. 
As heresias surgem quando se toma partido ao lado de apenas uma de duas verdades aparentemente opostas. Por exemplo, sabemos que Jesus é Deus e  homem, afirmar que ele é homem sem ser Deus (arianismo) ou que ele é Deus sem ser homem (docetismo) são heresias. 
Duas leis bastam para regular toda a república cristã melhor do que todas as leis políticas: (o amor de Deus e o do próximo). 
Nada dá a segurança a não ser a verdade; e nada dá o repouso a não ser a pesquisa sincera da verdade.  
Há uma guerra interna do homem entre a razão e as paixões. Assim, o homem está sempre dividido e é contrário a si mesmo.    

O HOMEM 


17. O homem é um nada diante do infinito do universo, mas é um tudo em relação ao nada: um meio entre nada e tudo. 

18. A grandeza do homem é grande na medida em que ele se conhece miserável. A dignidade do homem se encontra em sua capacidade de pensar.  

19. A vaidade produz no homem um descontentamento com a vida, o amor-próprio faz com que o homem não reconheça seus defeitos e a imaginação engana o homem.  

20. O homem, sem a graça, é um sujeito cheio de erro natural. Nem sua razão, nem seus sentidos podem lhe mostrar a verdade, tudo o engana. 

21. O homem se entrega às ocupações da vida para tentar esquecer sua própria miséria. 

22. Na natureza do homem encontram-se contrariedades em relação a todas as coisas, Feito para conhecer a verdade, se confunde sobre ela. Busca a felicidade, mas nunca a alcança. 

POLÍTICA  

23. O povo é vão e suas opiniões são sempre muito falsas. Todo o povo vive na ilusão.  

24. Não existem princípios naturais de justiça, mas sim princípios costumeiros e habituais. As leis estabelecidas são legítimas enquanto estabelecimento humano de modo que não existe uma lei ou direito natural. A justiça se estabelece pela força, mas a força sem a justiça é tirania.  

PENSAMENTOS DIVERSOS  

25. As ciências abstratas, como a geometria pura, se mostram inúteis porque não se interessem pelo homem. O estudo da natureza humana se mostra mais útil do que o estudo das ciências abstratas. 
A natureza humana está em movimento, o repouso completo é a morte. 
A alma possui diversas inclinações e as coisas possuem diversas qualidades, nada do que se oferece à alma é simples e a alma nunca se oferece simples a nenhum sujeito. 
O tempo cura as dores e as querelas, porque mudamos, não somos mais a mesma pessoa. Nem o ofensor, nem o ofendido, são mais eles próprios. 
Zombar da filosofia já é uma forma de filosofar. 


Comentários

Postagens mais visitadas