Postagens

Mostrando postagens de fevereiro, 2020

LEIA TAMBÉM (CLIQUE NA IMAGEM)

CARTA AOS ROMANOS (CAPÍTULOS 8 - 16) - KARL BARTH (RESUMO)

Imagem
O que se segue é um resumo da  segunda parte  da obra  Carta aos Romanos  do teólogo reformado e ortodoxo,  Karl Barth . O resumo da primeira parte pode ser lido ( aqui ). Nesta segunda parte de sua obra, Karl Barth comenta os  capítulos 8 ao 16  do livro de Romanos, tratando de temas como o Espírito Santo, a Igreja e a Ética. O resumo está dividido em 9 partes em correspondência aos 9 capítulos do livro de  Romanos. É  importante colocar que este resumo é apenas uma apresentação do texto original de forma compactada, sem paráfrases ou resenhas críticas. A ideia é de que o texto permaneça do autor original.  

O QUE SIGNIFICA "DEUS"?

Imagem
O objetivo deste texto é pensar um pouco sobre a noção de “Deus”. Para isso, será preciso primeiro fazer uma consideração mais ampla sobre metafísica para compreendermos a totalidade da realidade e entender "onde" entra Deus. Uma breve compreensão metafísica tornará possível refletir um pouco sobre o divino. Por fim, considerarei também brevemente a noção de Deus como apresentada pelo teísmo filosófico. I. METAFÍSICA GERAL             Para compreender o que significa " Deus ", é preciso primeiro ter uma noção básica de metafísica geral, entendo por metafísica a compreensão abrangente da realidade. A totalidade da realidade, isto é, a totalidade dos entes, chamamos de “ mundo ". No entanto, o mundo não é a mera soma dos entes, ele é o horizonte em que os entes se mostram. No horizonte do mundo há entes numa diversidade de modos de ser. Podemos falar de um lado dos entes que já possuem um modo de ser determinado, os...

A IDEOLOGIA ALEMÃ: CRÍTICA A LUDWIG FEUERBACH - MARX & ENGELS (RESUMO)

Imagem
O que se segue é um resumo dos artigos, rascunhos e anotações presentes em  A Ideologia Alemã  de  Karl Marx  e  Friedrich Engels  que se dedicam a fazer uma crítica da filosofia de  Ludwig Feuerbach . Isso inclui os textos:  Feuerbach e História ;  Feuerbach ;  I. Feuerbach A. A ideologia em geral, em especial a alemã ;  I. Feuerbach (Introdução) 1. A ideologia em geral, em especial a filosofia alemã ;  I. Feuerbach – fragmento 1 ;  I. Feuerbach – fragmento 2 . O resumo se divide em cinco partes:  (i)  A Ideologia Alemã;  (ii)  a Filosofia de Feuerbach;  (iii)  pressupostos da crítica;  (iv)  o trabalho do humano sobre a natureza;  (v)  o trabalho do humano sobre outros humanos.  É importante colocar que este resumo é apenas uma apresentação do texto original de forma compactada, sem paráfrases ou resenhas críticas. A ideia é de que o texto permaneça do au...

CARTA AOS ROMANOS (CAPÍTULOS 1 AO 7) - KARL BARTH (RESUMO)

Imagem
O que se segue é um resumo da primeira parte da obra  Carta aos Romanos  do teólogo reformado e ortodoxo, Karl Barth . Nesta primeira parte de sua obra, Karl Barth comenta os capítulos 1 ao 7 do livro de Romanos, tratando de temas como o evangelho, a graça de Deus e a justificação. O resumo está dividido em 7 partes em correspondência aos 7 capítulos do livro de Romanos.   É importante colocar que este resumo é apenas uma apresentação do texto original de forma compactada, sem paráfrases ou resenhas críticas. A ideia é de que o texto permaneça do autor original.

PLURALISMO RELIGIOSO - CHARLES TALIAFERRO (TRADUÇÃO)

Imagem
Encontramos cada vez mais entre os trabalhos sobre tradição religiosa, trabalhos que tratam de representações de tradições não-monoteístas. Um dos primeiros defensores desse tipo de trabalho expandido foi  Ninian   Smart  (1927–2001), que, através de muitas publicações filosóficas, acadêmicas e populares, estabeleceu os estudos de filosofias do hinduísmo e do budismo como componentes no cânone padrão da filosofia da religião de língua inglesa.  

PONDERAÇÕES FILOSÓFICAS SOBRE O TEÍSMO - PARTE II: A EXISTÊNCIA DE DEUS - CHARLES TALIAFERRO

Imagem
ESTA É A PARTE II DO TEXTO  PONDERAÇÕES FILOSÓFICAS SOBRE O TEÍSMO DE CHARLES TALIAFERRO , CASO NÃO TENHA LIDO A PARTE I, CLIQUE AQUI E LEIA-A ANTES DE LER ESTA

PONDERAÇÕES FILOSÓFICAS SOBRE O TEÍSMO - PARTE I: UMA REFLEXÃO FILOSÓFICAS SOBRE OS ATRIBUTOS DIVINOS - CHARLES TALIAFERRO

Imagem
Durante grande parte da história da filosofia da religião, houve uma ênfase na análise do teísmo.  Concepções  não-teístas do divino tornaram-se cada vez mais parte da filosofia da religião (confira, por exemplo,  Buckareff  &  Nagasawa  2016;  Diller  &  Kasher  2013; e Harrison 2006, 2012, 2015). O teísmo ainda requer certa atenção especial, dada a grande parte da população mundial que está alinhada com as tradições teístas (as crenças abraâmicas e o hinduísmo teísta) e a enorme atenção dada à defesa e crítica do teísmo na filosofia da religião histórica e atual.  

ERA O NAZISMO DE ESQUERDA?

Imagem
                  É complicado ter que ainda argumentar que o nazismo não era de esquerda. No entanto, dado que essa afirmação se tornou comum hoje, é preciso respondê-la . Franklin Ferreira , em Idolatria do Estado , escreveu: “O fato é que os ditadores mais cruéis da história do século XX foram esquerdistas: Lênin e Stalin (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas), Adolf Hitler (Alemanha)...”. Será que a afirmação de que o nazismo era de esquerda realmente se sustenta? Para analisar esta questão considerarei duas coisas: a história do nazismo e as bases ideológicas do nazismo. 

PALAVRAS DE CRISTO - MICHEL HENRY (RESUMO)

Imagem
O que se segue é um resumo do livro Palavras de Cristo de Michel Henry ,  filósofo francês que faz uso da abordagem fenomenológica para compreensão de temas relativos à religião cristã . Em Palavras de Cristo , Henry considera a possibilidade de uma linguagem da vida para além da linguagem do mundo , estuda pela linguística. O resumo está divido em três partes, a primeira parte trata das palavras de Cristo que se dirigem aos homens (ou humanos, em linguagem inclusiva), para falar deles, a segunda parte trata da palavra de Cristo enquanto Verbo, enquanto palavra divina e a terceira parte , por fim, trata de como os humanos são capazes de ouvir e compreender essa palavra.  É importante colocar que este resumo é apenas uma apresentação do texto original de forma compactada, sem paráfrases ou resenhas críticas. A ideia é de que o texto permaneça do autor original.

PROPOSTA PARA UMA COMPREENSÃO SIMBÓLICA DO MITO DE ADÃO E EVA

Imagem
O objetivo deste texto é propor uma possível leitura do mito de Adão e Eva , sem pretensões de ser absoluto, é apenas uma proposta de uma compreensão simbólica possível do mito. Primeiro, é preciso dizer que mito não significa mentira , um mito pode mesmo ser, e geralmente é, histórico . O que acontece, é que os mitos narram acontecimentos históricos reais em uma linguagem figurada , repleta de elementos extraordinários. Esse parece ser o caso do mito de Adão e Eva, que pode ser compreendido como o mito de como foi fundada a civilização humana.

O ÚNICO E A SUA PROPRIEDADE - MAX STIRNER (RESUMO)

Imagem
O que se segue é um resumo do livro  O Único e a sua propriedade  (1844)   do filósofo alemão  Max  Stirner . O livro, e também este resumo, se divide em duas partes. A primeira trata do “homem” (ou “humano” - em linguagem inclusiva), considerando a luta que o humano trava na busca de se encontrar e mostrando como se deu o desenvolvimento humano na história universal. A segunda parte trata do “eu” e mostra como ele deve se libertar das imposições exteriores da religião, da sociedade e do Estado, concluindo que cada indivíduo precisa se reconhece como único.  É importante colocar que este resumo é apenas uma apresentação do texto original de forma compactada, sem paráfrases ou resenhas críticas. A ideia é de que o texto permaneça do autor original.

A QUESTÃO JUDAICA - BRUNO BAUER (RESUMO)

Imagem
O que se segue é um resumo parcial do texto A Questão Judaica do teólogo e filósofo alemão Bruno Bauer . Bauer argumenta que os judeus mereciam a opressão que sofriam na sociedade europeia, porque eles seriam um povo atrasado e que não havia participado da construção da “civilização cristã ocidental”. O texto foi escrito em 1843 e é um claro exemplo de antissemitismo . O resumo deste texto só aparece aqui para que se possa entender a crítica de Karl Marx a Bauer. Espero que qualquer leitor de boa consciência fique horrorizado com as coisas defendidas neste texto.  É importante colocar que este resumo é apenas uma apresentação do texto original de forma compactada, sem paráfrases ou resenhas críticas. A ideia é de que o texto permaneça do autor original.

A ESSÊNCIA DO CRISTIANISMO - LUDWIG FEUERBACH (RESUMO)

Imagem
O que se segue é um resumo do livro  A Essência do Cristianismo , do filósofo alemão  Ludwig Feuerbach . Feuerbach busca mostrar como Deus é uma objetivação da essência humana, abstraída de sua realidade concreta e de suas limitações. Ele também mostra como a tentativa de separar Deus da essência humana leva a erros e contradições.   É importante colocar que este resumo é apenas uma apresentação do texto original de forma compactada, sem paráfrases ou resenhas críticas. A ideia é de que o texto permaneça do autor original.

RELIGIÃO E CIÊNCIA - CHARLES TALIAFERRO (TRADUÇÃO)

Imagem
A relação entre religião e ciência tem sido um tópico importante na filosofia da religião do século XX e parece de grande importância hoje.  

EPISTEMOLOGIA RELIGIOSA - CHARLES TALIAFERRO (TRADUÇÃO)

Imagem
De acordo com o prestigioso  Cambridge  Dictionary   of   Philosophy , a epistemologia religiosa é "um ramo da filosofia que investiga o status epistêmico das atitudes proposicionais sobre reivindicações religiosas" (Audi 2015: 925). Virtualmente todas as metodologias existentes e atuais em epistemologia foram empregadas na avaliação de reivindicações religiosas. Alguns desses métodos foram mais racionalistas no sentido de envolverem o raciocínio a partir de verdades ostensivamente evidentes (por exemplo, um princípio de razão suficiente), enquanto outros foram mais experienciais (por exemplo, empirismo, fenomenologia, ênfase na paixão e subjetividade, ênfase na prática como encontrada no pragmatismo). Além disso, alguns métodos têm procurado ser a-históricos (não dependentes de alegações de revelação histórica), enquanto outros são profundamente históricos (por exemplo, fundamentados em revelações conhecidas apenas pela fé ou justificadas comprovadamente por u...

O SIGNIFICADO DAS CRENÇAS RELIGIOSAS - CHARLES TALIAFERRO (TRADUÇÃO)

Imagem
Antes do século XX, uma quantidade substancial de reflexão filosófica sobre questões de significado religioso (mas não todas) vinha sendo feita com base no realismo, isto é, sempre se tinha afirmado que as crenças religiosas seriam ou verdadeiras ou falsas. Xenófanes e outros pensadores pré-socráticos, Sócrates, Platão, Aristóteles, os Epicuristas, os Estoicos, Fílon de Alexandria e Plotino diferiam em suas crenças (ou especulações) sobre o divino, e eles e seus contemporâneos diferiam sobre o ceticismo, mas todos sustentavam (por exemplo) a existência ou não de uma realidade divina. Os filósofos judeus, cristãos e islâmicos, medievais e modernos, diferiam em termos de avaliação da fé e da razão. Eles também enfrentaram importantes questões filosóficas sobre a autoridade das alegações de revelação da Bíblia Hebraica, da Bíblia Cristã e do Alcorão. Na filosofia da religião asiática, algumas religiões não incluem alegações de revelação, como o budismo e o confucionismo, mas a tradiç...

DEUS, UM DELÍRIO - RICHARD DAWKINS (RESUMO)

Imagem
O que se segue é um resumo do livro Deus, um Delírio do biólogo e ateu, Richard Dawkins . O livro busca mostrar porque quase com certeza Deus não existe, respondendo aos tradicionais argumentos para a existência de Deus, fornecendo uma compreensão científica para a origem da vida e para a complexidade do universo. Além disso, Dawkins busca mostrar como o ateísmo não é incompatível com a moral ao mesmo tempo que questiona atitudes antiéticas da religião.  É importante colocar que este resumo é apenas uma apresentação do texto original de forma compactada, sem paráfrases ou resenhas críticas. A ideia é de que o texto permaneça do autor original.

A RAZÃO E A REVELAÇÃO - PAUL TILLICH (RESUMO)

Imagem
O que se segue é um resumo da parte I da Teologia Sistemática do teólogo norte-americano  Paul  Tillich . Em  A Razão e a Revelação,  Paul  Tillich  mostra como a revelação final em Jesus como o Cristo supera os conflitos existenciais da razão. O resumo tem duas partes e segue as divisões do texto original, a primeira parte trata da estrutura da razão e da pergunta pela revelação, e a segunda trata da realidade da revelação e seu fundamento.   Eu substituí o termo "teonomia" por "deo-nomia", já que o termo teonomia hoje é usado pelos reconstrucionistas para propor um Estado teocrático, o que não é o sentido que Paul Tillich dá ao termo.  É importante colocar que este resumo é apenas uma apresentação do texto original de forma compactada, sem paráfrases ou resenhas críticas. A ideia é de que o texto permaneça do autor original.

FAÇA UMA DOAÇÃO

Se você gostou dos textos, considere fazer uma doação de qualquer valor em agradecimento pelo material do blog. Você pode fazer isso via PIX!

Chave PIX: 34988210137 (celular)

Bruno dos Santos Queiroz

ARQUIVO DO BLOG (CLIQUE AQUI)

Mostrar mais