LEIA TAMBÉM (CLIQUE NA IMAGEM)

MATEMÁTICA BÁSICA: FUNÇÃO AFIM


Damos o nome de função afim ou função polinomial do primeiro grau, a qualquer função f de domínio e contradomínio nos números reais (R), que pode ser dada pela forma f(x)= ax+b, em que a e b são números reais dados e a ≠ 0. O número a é denominado coeficiente angular enquanto o número é chamado de termo constante ou coeficiente linear. O gráfico de uma função afim é representado por uma reta oblíqua aos eixos Ox e Oy 

O coeficiente linear (b) indica o lugar em que a reta intercepta o eixo y, pois dado x=0, temos: 

 

f(x)=ax+b => f(x)=y 

f(0)= a.0+b 

f(0)=b 

Dado x=0, y=b. 

 

 Chama-se raiz ou zero da função afim o número real x tal que f(x)=0. Assim, temos: 

 

f(x)=0 

ax+b=0 

ax= -b 

x= -b/a  

Dado y=0, x=-b/a. 

 

Desse modo, a raiz da função f(x)=ax+b é a solução da equação do primeiro grau ax+b=0, de modo que, x= -b/a. 

É possível classificar as funções afins em crescentes e decrescentes. A função do primeiro grau f(x)=ax+b é crescente quando o coeficiente de x é positivo, isto é, a>0. Por outro lado, a função de primeiro grau f(x)=ax+b é decrescente quando o número que acompanha x é negativo (a<0). 

A partir dessa classificação, é possível fazer uma análise de sinais da função afim. Estudar o sinal da função afim y=f(x) é determinar os valores de x para os quais y é positivo (y>0 ou f(x)>0), os valores de x para os quais y é zero (y=0 ou f(x)=0) e os valores de x para os quais y é negativo (y<0 ou f(x)<0). Desse modo, dado y=ax+b ou f(x)=ax+b, sendo f(x)=y e entendendo x=-b/a (raiz), temos: 

 

(1) a>0 (função crescente): 

Se y>0: 

ax+b>0  

ax>-b 

x>-b/a 

Se y<0: 

ax+b<0 

ax<-b 

x<-b/a 

Desse modo, y é positivo para valores de x maiores que a raiz e y é negativo para valores de x menores que a raiz. 

 

(2) a<0 (função crescente) 

Se y>0: 

ax+b>0 

ax>-b  

dado a<0: x<-b/a 

Se y<0: 

ax+b<0 

ax<-b 

dado a<0: x>-b/a 

 

A partir disso, podemos afirmar que numa função crescente (a>0), conforme se aumenta os valores de x, os valores de y serão positivos, de modo que todo valor à direita do valor de x será positivo. Por outro lado, quando se considera valores à esquerda de x, teremos como correspondentes, valores negativos de y. Considerando r a raiz, tal que x=r, podemos determinar a partir da análise do sinal: 

 

Dado a>0: 

f(x)=0 => x=r 

f(x)>0 => x>r 

f(x)<0 => x<r 

 

Isso pode ser representado graficamente pelo seguinte Dispositivo Prático: 


 


Por outro lado, numa função decrescente (a<0) teremos que o sinal de y será positivo para valores menores que r, enquanto os valores à direita de r corresponderão a valores negativos de y. Assim temos: 

 

Dado a<0: 

f(x)=0 => x=r 

f(x)>0 => x<r 

f(x)<0 => x>r 

 

Isso pode ser representado pelo seguinte Dispositivo prático: 



 

A análise de sinais da função afim nos conduz ao estudo das inequações de primeiro grau. Uma inequação do primeiro grau é toda desigualdade que pode ser expressa de tal modo que a incógnita que acompanha o coeficiente angular (a) esteja em primeiro grau. Para a resolução dessas inequações é importante considerar que: (i) quando multiplicamos uma inequação por (-1), invertemos, não só os sinais de todos os números, como também invertemos o sinal de desigualdade; (iio resultado de uma inequação é escrito na forma de um conjunto, tal que S= {x ∈ R|intervalo}. 

Uma inequação pode ser resolvida fazendo-se o estudo dos sinais. Para isso, é preciso colocar todos os termos da inequação de um mesmo lado, encontrar a raiz da inequação como se ela fosse uma equação e, por fim, realizar a análise de sinais. Quando uma inequação se encontra na forma de fração, é preciso estudar o sinal dos dois termos separadamente e, a fim de determinar o sinal dos intervalos, considerar a multiplicação dos sinais. Temos a seguir um exemplo desse tipo: 

 

(3x+1)/(x-5)>0 

* 3x+1>0 => a>0 

3x>-1 

x>-1/3 

* x-5>0 => a>0 

x>5 

O estudo dos sinais é feito como se segue: 





Usa-se bolinha aberta para “maior que” (>) e “menor que” (<). Por outro lado, usa-se bolinha fechada para “maior ou igual a” (≥) e “menor ou igual a” (≤). Como a inequação em questão considera f(x)>0, é preciso considerar apenas os resultados para os quais y é positivo (y>0). Assim temos: 

S= {x ∈ R|x<-1/3 ou x>5} 

 

______________________________________________________________ 

REFERÊNCIAS: 

 



Matemática - Volume Único de Gelson Iezzi, Osvaldo Dolce, David Degenszajn e Roberto Périgo. 



Comentários

FAÇA UMA DOAÇÃO

Se você gostou dos textos, considere fazer uma doação de qualquer valor em agradecimento pelo material do blog. Você pode fazer isso via PIX!

Chave PIX: 34988210137 (celular)

Bruno dos Santos Queiroz

VEJA TAMBÉM

TEXTOS BÍBLICOS ABSURDOS

O MITO DA LIBERDADE - SKINNER (RESUMO)

AMOR LÍQUIDO - ZYGMUNT BAUMAN (RESUMO)

CULTURA E SOCIEDADE - ANTHONY GIDDENS

AMOR ERÓTICO EM CANTARES DE SALOMÃO

O SER E O NADA (RESUMO)

SER E TEMPO (RESUMO)

SOCIOLOGIA DO CORPO - ANTHONY GIDDENS (RESUMO)

20 MITOS DA FILOSOFIA