LEIA TAMBÉM (CLIQUE NA IMAGEM)

MATEMÁTICA BÁSICA: PLANO CARTESIANO

    Matematicamente, se x e y são duas variáveis tais que para cada valor que possa ser atribuído a x existe, de maneira correspondente, um valor para y, dizemos que y é uma função de x. Isto é y = f(x). X é considerada a variável independente e os valores que x pode assumir constituem o domínio (D). Assim, o domínio é o conjunto de valores possíveis de x. Por sua vez, Y é considerada a variável dependente e chamamos de Imagem (Im), os valores que y pode assumir. Assim, a Imagem é o conjunto de valores possíveis de X. Dado que Y assume valores que dependem dos correspondentes de x, podemos fazer a seguinte representação: 

 

 

As funções podem ser graficamente representadas no plano cartesiano. Nele, um par ordenado de números é organizado conforme dois eixos: o eixo das abscissas, que corresponde aos valores de x e o eixo das ordenadas, que corresponde aos valores de y. O par numérico é representado como (a,b) = (x,y), sendo x= a e y= b. O plano cartesiano possui quatro quadrantes que são contados em sentido anti-horário como se segue:  

 

 

Os pontos que satisfazem a lei de uma função formam uma curva. Chamamos de raiz os pontos em que a curva corta o eixo X. A curva que contém os pontos que satisfazem a lei de uma função pode ter diferentes formatos: 


1. Reta:  

 

2. Parábola:  

 

3. Hipérbole 

 


_____________________________________________________________________________________________________________________________________

REFERÊNCIA: 


Matemática Volume Único de Gelson Iezzi, Osvaldo Dolce, David Degenszajn, Roberto Périgo. 




Comentários

FAÇA UMA DOAÇÃO

Se você gostou dos textos, considere fazer uma doação de qualquer valor em agradecimento pelo material do blog. Você pode fazer isso via PIX!

Chave PIX: 34988210137 (celular)

Bruno dos Santos Queiroz

VEJA TAMBÉM

TEXTOS BÍBLICOS ABSURDOS

O MITO DA LIBERDADE - SKINNER (RESUMO)

AMOR LÍQUIDO - ZYGMUNT BAUMAN (RESUMO)

CULTURA E SOCIEDADE - ANTHONY GIDDENS

O SER E O NADA (RESUMO)

AMOR ERÓTICO EM CANTARES DE SALOMÃO

SER E TEMPO (RESUMO)

SOCIOLOGIA DO CORPO - ANTHONY GIDDENS (RESUMO)

20 MITOS DA FILOSOFIA