COMO LER LIVROS (ADLER)
Como Ler Livros é
um guia indispensável para uma leitura inteligente de livros que valem a pena
ler. Em um tempo em que a maior parte dos brasileiros, mesmo dos acadêmicos, é analfabeta
funcional (confira),
conhecer a arte da leitura inteligente se faz urgente. Este post esboça as
regras que Adler e Van Dorien apresentam no guia prático “Como ler livros”.
Espero que este esboço estimule os leitores a adquirirem
o livro (aqui)
a fim de aprimorarem-se na arte da leitura.
DIMENSÕES
DA LEITURA
*Objetivos
da Leitura: (i) Informar= leitura
de algo imediatamente inteligível; (ii) Entender=
tentativa de ler algo que a
princípio não se entende completamente e, (iii) Divertir=
leitura para entretenimento.
NÍVEIS
DE LEITURA
*
Elementar= Leitura feita por
qualquer pessoa alfabetizada.
*Inspecional=
Extrair o máximo possível de
um livro num período limitado de tempo.
*Analítica= A mais
completa leitura possível.
*Sintópica=
Leitura de muitos livros,
ordenando-os mutuamente sobre o assunto comum.
PERGUNTAS BÁSICAS
- Leitura Inspecional= O livro é sobre o que? O que exatamente está sendo dito e como?
- Leitura Analítica = O livro é verdadeiro em todo ou em parte? E daí?
- Leitura Sintópica = E daí?
ANOTAÇÕES
*Tipos de anotações= (i) Estruturais= Voltadas à estrutura do livro (leitura inspecional); (ii) Conceituais= Ocupam-se dos conceitos do autor e do leitor (leitura analítica); (iv) Dialéticas= notas sobre o perfil do debate (leitura sintópica).
*Técnicas de Anotações
1. Sublinhar os trechos principais;
2. Traçar limites verticais na margem;
3. Fazer asteriscos em partes importantes;
4. Inserir números nas páginas referenciando outras páginas;
5. Inserir números nas margens para indicar os passos do raciocínio;
6. Circular palavras-chaves;
7. Escrever nas margens.
7. Escrever nas margens.
LEITURA
ELEMENTAR
Estágios
de Alfabetização
1. Prontidão para a leitura=
desenvolvimento de habilidades
que possibilitem o aprendizado da leitura.
2. Domínio vocabular=
aprendizagem de leitura de
materiais simples.
3.
Desenvolvimento vocabular e utilização de contextos=
progresso rápido na construção vocabular e na identificação de
significados com base no contexto.
4. Leitura Fundamental =
Capacidade de comparar visões
de diferentes autores sobre o mesmo assunto.
LEITURA INSPECIONAL
*
Sondagem Sistemática: (i) Exame
da folha de rosto e do prefácio; (ii) Exame
do Sumário; (iii)
Consulta do índice remissivo; (iv) Leitura
da capa e contracapa; (v)
Exame dos capítulos centrais e, (vi)
folheio do livro.
*Leitura
Superficial= Ler o livro
continuamente e rápido.
LEITURA ANALÍTICA
ESTÁGIO I – REGRAS PARA
DESCOBERTA DO CONTEÚDO
Regra 1 – Classifique
o livro de acordo com o título e assunto.
*Obras de Ficção= Romances,
épico, poema, peça.
*Obras Expositivas= (i)
Práticas= economia (algumas),
oratória, ética, política, engenharia, negócio, direito (alguns),
medicina (alguns), guia; (ii) Teóricas= ciência,
filosofia, história-narração.
Regra 2 – Expresse
a unidade do livro da maneira mais breve possível (O
livro como um todo é sobre o que?)
Regra 3 – Enumere
suas partes principais em ordem e relação e as esboce
(partes>seções>pontos).
Regra 4 – Defina
o(s) problema(s) que o autor busca resolver (Qual
a principal pergunta do livro? Quais as perguntas secundárias?)
ESTÁGIO II – REGRAS PARA
INTERPRETAR O CONTEÚDO
Regra 5 – Encontrar
as palavras-chaves e entrar em acordo com o autor.
*As
palavras-chaves são as que (i) incomodam; (ii) são destacadas pelo
autor; (iii) são importantes dentro do vocabulário técnico de uma
área do conhecimento; (iv) o autor se esforça para mostrar que a
usou em sentido diferente do usado por outros autores.
Regra 6 – Capte
as proposições (unidades
de pensamento e conhecimento ou unidades lógicas)
principais, encontrado as frases (unidades
de linguagem ou unidades gramaticais)
mais importantes.
*
As frases-chaves sãos as que exigem esforço interpretativo do
leitor e expressam julgamentos básicos do autor.
Regra 7 – Identifique
os argumentos, encontrado-os ou construindo-os com base em sequências
de frases.
Regra 8 – Determine
quais problemas o autor conseguiu e quais ele não conseguiu
resolver; neste caso decida-se se o autor sabe que fracassou ao
resolvê-los.
ESTÁGIO III – REGRAS
PARA CRITICAR O CONTEÚDO
A.
Preceitos de Etiqueta Intelectual
Regra 9 – Você
precisa entender antes de emitir um julgamento.
*Retórica = Saber
convencer ou persuadir (para o autor) e saber como reagir quando
alguém tenta nos convencer ou persuadir de algo (para o leitor.
Regra 10 – Quando
discordar, faça-o de maneira sensata, sem gerar disputas ou
discussões (não faz
sentido vencer um debate se souber ou suspeitar que esteja errado).
*Tipos
de Discórdia: (i) Aparente=
resulta de simples desentendimento; (ii) Por desigualdade
de conhecimento= O ignorante
discorda do culto por questões que ultrapassam seu conhecimento;
(iii) Sob o domínio da razão = Suscita
a aprendizagem.
*ATITUDES
CRITICAS POSSÍVEIS= Concordar,
discordar ou suspender o juízo.
Regra 11 – Respeite
a diferença entre conhecimento (é
baseado em evidências)
e opinião (julgamento
não justificado)
fornecendo razões para o seu juízo.
B. Critérios
Especiais para o Exercício da Crítica
Regra 12 – Mostre
onde o autor está desinformado.
Regra 13 – Mostre
onde o autor está mal informado.
Regra 14 – Mostre
onde o autor foi ilógico.
Regra 15 – Mostre
onde a análise ou a explicação do autor está incompleta.
*Condições para uma boa
controvérsia= (i) Identificar
suas emoções; (ii) Reconhecer
seus preconceitos; (iii) ser
imparcial.
MATERIAIS DE APOIO PARA A
LEITURA
*Comentários e Resumos= Devem
ser usados raramente. Um comentário só pode ser lido depois que o
livro foi lido. Resumos podem ser lidos antes (para auxiliar na
decisão de se vale a pena ler o livro) ou depois (para ajudar a
lembrar o que foi lido).
*Obras
de Referência= Você tem de
saber o que
quer saber, em qual obra
buscar, como
encontrar essa informação e entender que os autores da obra
consideram que tal informação pode ser conhecida.
*Dicionários
= Não se deve ler um livro com
um dicionário ao lado o tempo todo e não tente adquirir vocabulário
rico memorizando o dicionário. Deve-se ter em mente que dicionários
não são autoridades de sabedoria.
LEITURA SINTÓPICA
ETAPA I – INSPEÇÃO DO
CAMPO PREPARATÓRIA PARA A LEITURA SINTÓPICA
1. Prepare uma bibliografia
provisória de seu assunto lançando mão de catálogos de
bibliotecas, orientadores e bibliografias de livros.
2. Inspecione todos os
livros da bibliografia provisória a fim de averiguar quais têm a
ver com o assunto que lhe interessa e para formar uma ideia mais
clara do assunto.,
ETAPA II – LEITURA
SINTÓPICA DA BIBLIOGRAFIA REUNIDA NA FASE I
1. Inspecione os livros que já
foram identificados como relevantes para o assunto da fase I a fim de
encontrar passagens mais relevantes.
2. Forje um consenso entre os
autores por meio da construção de uma terminologia neutra do
assunto que, segundo a sua interpretação, todos, ou grande maioria,
pudesse empregar, quer eles efetivamente empreguem tais palavras,
quer não.
3. Estabeleça uma série de
proposições neutras para todos os autores por meio de uma série de
perguntas que, segundo sua interpretação, os autores respondem,
quer eles tratem explicitamente dessas questões, quer não.
4. Delimite as divergências,
grandes e pequenas, demarcando as respostas contrárias dos autores
ás diversas perguntas, estando eles de um lado ou de outro na
divergência. Deve-se lembrar que nem sempre há uma divergência
explícita entre dois ou mais autores e que ás vezes é preciso
construí-la por meio da interpretação das opiniões dos autores
sobre assuntos que podem ter figurado entre seus interesses básicos
ou não.
5. Analise a discussão ordenando
as perguntas e divergências de modo a esclarecer o máximo do
assunto. As divergências mais gerais devem vir antes das menos
gerais, e as relações entre as divergências têm de ser indicadas
com clareza.
FONTE:
Adler,
Mortimer J. & Van Doren.
Como
Ler Livros – O Guia Clássico da Leitura Inteligente. É
Realizações.
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