MATEMÁTICA BÁSICA: PLANO CARTESIANO
Matematicamente, se x e y são duas variáveis tais que para cada valor que possa ser atribuído a x existe, de maneira correspondente, um valor para y, dizemos que y é uma função de x. Isto é y = f(x). X é considerada a variável independente e os valores que x pode assumir constituem o domínio (D). Assim, o domínio é o conjunto de valores possíveis de x. Por sua vez, Y é considerada a variável dependente e chamamos de Imagem (Im), os valores que y pode assumir. Assim, a Imagem é o conjunto de valores possíveis de X. Dado que Y assume valores que dependem dos correspondentes de x, podemos fazer a seguinte representação:
As funções podem ser graficamente representadas no plano cartesiano. Nele, um par ordenado de números é organizado conforme dois eixos: o eixo das abscissas, que corresponde aos valores de x e o eixo das ordenadas, que corresponde aos valores de y. O par numérico é representado como (a,b) = (x,y), sendo x= a e y= b. O plano cartesiano possui quatro quadrantes que são contados em sentido anti-horário como se segue:
Os pontos que satisfazem a lei de uma função formam uma curva. Chamamos de raiz os pontos em que a curva corta o eixo X. A curva que contém os pontos que satisfazem a lei de uma função pode ter diferentes formatos:
1. Reta:
2. Parábola:
3. Hipérbole
_____________________________________________________________________________________________________________________________________
REFERÊNCIA:
Matemática Volume Único de Gelson Iezzi, Osvaldo Dolce, David Degenszajn, Roberto Périgo.
Comentários