Postagens

Mostrando postagens de agosto, 2020

LEIA TAMBÉM (CLIQUE NA IMAGEM)

QUÍMICA BÁSICA: TABELA PERIÓDICA

Imagem
A  Tabela Periódica  é a organização de todos os elementos químicos tendo como principal princípio organizador o  número atômico (Z) . O número atômico (Z) corresponde ao número de prótons e também indica o número de elétrons do átomo eletricamente neutro. O  átomo eletricamente neutro  é o átomo em seu estado natural no qual o número de elétrons e prótons é o mesmo.  

HISTÓRIA DO EGITO ANTIGO

Imagem
O objetivo deste texto é apresentar a história do Egito Antigo, tomarei como base o livro “O Egito Antigo” de  Arnoldo Walter  Doberstein . Como auxílio,  fiz uso também da lista de faraós apresentada na Wikipedia ( aqui ). A fim de apresentar a história do antigo Egito, será considerado os quatro períodos históricos: (i) o Egito pré-dinástico: período que antecede o ano 3200a.C. marcado pela fundação das primeiras comunidades em torno do rio Nilo com a formação do baixo e do alto Egito; ( ii ) o Antigo Reino: período que vai de 3100 a 2181 a.C., conhecido pela existência de uma nobreza fundiária que apoiava faraó; ( iii ) o Reino Médio: vai de 2062 a 1797 a.C., período de expansão agrícola; ( iv ) o Novo Reino: período que vai de 1750 a 524a.C., no qual ocorreram guerras visando a expansão territorial.  

EXEGESE: SÃO JOÃO 1, 1 - 3

Imagem
O objetivo deste texto é fazer uma exegese detalhada de  São João 1, 1-3 , em que lemos:  “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez.”  (NAA). Primeiro, no entanto, é importante fazer uma contextualização a respeito do Evangelho de João. Assim como os demais evangelhos canônicos, João é de autoria anônima, sendo a atribuição ao discípulo de Jesus uma tradição da Igreja. Ele, no entanto, difere dos chamados evangelhos sinóticos (Mateus, Marcos e Lucas). Isso ocorre por diferentes razões. Primeiro, porque Mateus e Lucas foram escritos tomando Marcos como base, o que não ocorre com João. Segundo, porque sua escrita é mais tardia, enquanto os sinóticos são datados de 50 d.C. a 65 d.C., o quarto evangelho provavelmente foi escrito por volta do ano 100 d.C., podendo ter passado por edições posteriores, o que significa que o quarto evang...

FÍSICA BÁSICA: MRU E MRUV

Imagem
Chamamos de  Mecânica cinemática , ao campo da Física que estuda o  movimento  e o  repouso . Dizemos que um corpo está em  movimento  em relação a outro corpo quando a distância entre ele e o outro corpo variar no decorrer do  tempo , caso contrário, diremos que o corpo se encontra em  repouso . Denominamos como  Movimento Retilíneo Uniforme (MRU)  o movimento em linha reta que apresenta velocidade constante. Enquanto denominamos como  Movimento Retilíneo Uniformemente Variado (MRUV)  o movimento em linha reta que apresenta variação constante da velocidade.

MATEMÁTICA BÁSICA: PLANO CARTESIANO

Imagem
     Matematicamente, se  x  e  y  são duas variáveis tais que para cada valor que possa ser atribuído a x existe, de maneira correspondente, um valor para y, dizemos que y é uma função de x. Isto é  y = f(x) . X é considerada a  variável independente  e os valores que x pode assumir constituem o  domínio (D) . Assim, o domínio é o conjunto de valores possíveis de x. Por sua vez, Y é considerada a  variável dependente  e chamamos de  Imagem ( Im ) , os valores que y pode assumir. Assim, a  Imagem  é o conjunto de valores possíveis de X. Dado que Y assume valores que dependem  dos correspondentes  de x, podemos fazer a seguinte representação: 

SEIS LIÇÕES - LUDWIG VON MISES (RESUMO)

Imagem
O que se segue é um resumo do livro  Seis Lições  que reúne seis palestras proferidas pelo economista austríaco  Ludwig  von  Mises  em 1959 na Argentina. A  primeira palestra  trata do surgimento do Capitalismo e seus benefícios; a  segunda  considera como o socialismo se opõe à liberdade econômica; a  terceira  discute o intervencionismo e os males das interferências do Estado na economia; a  quarta palestra  traz a problemática da inflação e a importância de superá-la por um orçamento equilibrado do Estado; a  quinta palestra  tem como tema o investimento externo e faz uma crítica ao protecionismo; a  sexta  e última palestra mostra a importância das ideias na determinação de políticas econômicas.  É importante colocar que este resumo é apenas uma apresentação do texto original de forma compactada, sem paráfrases ou resenhas críticas. A ideia é de que o texto permaneça do autor original. ...

PRINCÍPIOS DE ECONOMIA POLÍTICA - THOMAS MALTHUS (RESUMO)

Imagem
O que se segue é um resumo do livro  Princípios de Economia Política e Considerações sobre sua aplicação prática  do economista britânico  Thomas Malthus . O livro trata das definições de riqueza e trabalho produtivo; da natureza e medidas de valor; da renda da terra; dos salários; dos lucros do capital; da distinção entre riqueza e valor e das causas imediatas do crescimento da riqueza.  É importante colocar que este resumo é apenas uma apresentação do texto original de forma compactada, sem paráfrases ou resenhas críticas. A ideia é de que o texto permaneça do autor original.  

PRINCÍPIOS DE ECONOMIA POLÍTICA E TRIBUTAÇÃO - DAVID RICARDO (RESUMO)

Imagem
O que se segue é um resumo do livro  Princípios de Economia Política e Tributação  economista britânico  David Ricardo . O livro trata da questão do valor, da renda da terra, dos preços, do salário, dos lucros, do comércio, dos impostos, do rendimento e da maquinaria.  É importante colocar que este resumo é apenas uma apresentação do texto original de forma compactada, sem paráfrases ou resenhas críticas. A ideia é de que o texto permaneça do autor original.  

QUÍMICA BÁSICA: NÚMEROS QUÂNTICOS

Imagem
O objetivo deste texto é apresentar os números quânticos , que são unidades matemáticas utilizadas para definir a energia de um elétron , funcionando como uma espécie de endereço que possibilita localizá-lo. Os números quânticos são de quatro tipos: (i) número quântico principal (N): indica o  nível  em que está o elétron ; ( ii ) número quântico secundário ou azimutal  (L): indica o  subnível  em que está o elétron; ( iii ) número quântico magnético (m): indica o orbital em que está o elétron; ( iv ) número quântico de rotação (spin ) : indica o sentido de rotação de um elétron. Consideraremos cada um deles, no entanto, será preciso apresentar antes uma noção geral de estrutura atômica .  

FAÇA UMA DOAÇÃO

Se você gostou dos textos, considere fazer uma doação de qualquer valor em agradecimento pelo material do blog. Você pode fazer isso via PIX!

Chave PIX: 34988210137 (celular)

Bruno dos Santos Queiroz