LIGAÇÕES IÔNICAS E LIGAÇÕES COVALENTES

 

Para entender como funcionam as ligações entre os átomos é importante conhecer a teoria do octeto. De acordo com essa teoria, átomos instáveis se unem uns aos outros para buscar a estabilidade, que consiste em possuir oito elétrons na camada de valência. No entanto, essa regra apresenta exceções. A exceção a essa regra ocorre se a última camada for a K, sendo que nesse caso a estabilidade é alcançada com dois elétrons na última camada, é o caso do Hidrogênio e do Hélio.  

 A ligação iônica ocorre entre elementos que possuem acentuada diferença de eletronegatividade, como no caso da ligação entre um metal e um não-metal. Chamamos de composto iônico, o composto formado por ligações iônicas. A forma do composto iônico pode ser representada pela seguinte forma geral: 




Os compostos iônicos são sempre sólidos, possuindo Ponto de Fusão e Ponto de Ebulição elevados; alta condutividade elétrica em solução; boa solubilidade em água; e não conduzem corrente elétrica no estado sólido. 

Já as ligações covalentes são um tipo de ligação na qual não há “ganhador” e “perdedor”, os átomos compartilham um par de elétrons, de modo que os elétrons ficam ao mesmo tempo nos dois átomos. Assim, dentro de uma ligação covalente, o par de elétrons pertencem simultaneamente aos dois átomos. Para que esse tipo de ligação ocorra é necessária pequena diferença de eletronegatividade. Também é preciso que os átomos envolvidos tenham a tendência de receber elétrons. Esta é um tipo de ligação que ocorre só entre não-metais e o hidrogênio. 

Há dois tipos de ligação covalente: 

(1) Ligação covalente normal: é aquela na qual cada átomo contribui com um elétron. 

(2) Ligação covalente coordenada ou dativa: é aquela na qual o par de elétrons compartilhados pertencem a um único átomo; têm-se como condição que o átomo esteja estável e tenha par de elétrons sobrando.  

É possível também classificar as ligações covalentes de acordo com sua polaridade. Desse modo, temos: 

(1) Ligação covalente polar: é aquela na qual um lado fica positivo e o outro negativo (carga parcial); ocorre quando há diferença de eletronegatividade; 

(2) Ligação covalente apolar: ocorre entre os mesmos átomos, de modo que ambos possuem a mesma eletronegatividade. 


________________________________________________ 

Referências: 

 



Comentários

Postagens mais visitadas