Postagens

Mostrando postagens de 2017

LEIA TAMBÉM (CLIQUE NA IMAGEM)

A FUNÇÃO DA LEI - GÁLATAS 3.23-29

Imagem
        Como já observado nas exegeses de porções de capítulos anteriores ( 1.6-10  e 2.15-21 ), Paulo está escrevendo para pessoas que ele havia evangelizado em sua primeira viagem missionária. No entanto, falsos mestres judaizantes haviam se infiltrado entre os gálatas, negando o apostolado paulino e ensinando a justificação pelas obras da Lei. Para refutar a heresia dos judaizantes, o apóstolo deixa claro que a doutrina da justificação pela fé é uma doutrina fundamental da religião cristã.

REFUTAÇÃO DOS ARGUMENTOS CONTRA A GUARDA DO DOMINGO

Imagem
Mesmo antes da Queda, Deus instituiu o descanso semanal (Gênesis 2.1-4). O sétimo dia foi observado pelo povo do Senhor mesmo antes do Sinai (Êxodo 16.23), foi incluído entre os preceitos do Decálogo como um lembrete da Criação (Êxodo 20.8-11) e da Redenção (Deuteronômio 5.12-15). O quarto mandamento foi exposto pelos profetas como um dia de descanso (Isaías 58.13-14) e o povo, após o exílio, comprometeu-se pactualmente em observá-lo (Neemias 13.15-22). 

A DOUTRINA DA JUSTIFICAÇÃO PELA FÉ - GÁLATAS 2.15-21

Imagem
Fiz uma exegese em Gálatas 1.6-10 e já foi observado que Paulo escrevia para pessoas que ele havia evangelizado em sua primeira viagem missionária. No entanto, falsos mestres judaizantes estavam perturbando os gálatas, negando o apostolado paulino e exigindo a submissão dos gentios às leis judaicas. Agora, será apresentada uma análise do texto de Gálatas 2.15-21, no qual o apóstolo Paulo trata do tema da justificação pela fé:

A DEFESA DO VERDADEIRO EVANGELHO CONTRA OS FALSOS MESTRES - GÁLATAS 1.6-10

Imagem
       O que se segue é uma exegese feita no texto de Gálatas 1.6-10. Nessa seção o apóstolo defende o evangelho da graça do nosso Senhor contra o ensino dos judaizantes de que o cristão deveria se submeter à Lei para ser salvo. Será feita uma análise versículo por versículo e no fim serão extraídas algumas aplicações a partir do texto.

COMO LER LIVROS (ADLER)

Imagem
        Como Ler Livros  é um guia indispensável para uma leitura inteligente de livros que valem a pena ler. Em um tempo em que a maior parte dos brasileiros, mesmo dos acadêmicos, é analfabeta funcional ( confira ), conhecer a arte da leitura inteligente se faz urgente. Este post esboça as regras que Adler e Van Dorien apresentam no guia prático “Como ler livros”. Espero que este   esboço   estimule os leitores a adquirirem o livro ( aqui ) a fim de aprimorarem-se na arte da leitura.

FUNDAMENTOS DO DA-SEIN (HEIDEGGER)

Imagem
O que se segue é um esboço da Introdução e da Primeira Parte do livro Ser e Tempo de Heidegger. Este esboço visa apenas apresentar   o que pode ser encontrado no livro. Ele não representa minhas ideias pessoais.

PROLEGÔMENA A UMA ANÁLISE ONTOLÓGICA -EXISTENCIAL DA ANGÚSTIA

Imagem
       O objetivo deste artigo é oferecer uma prolegômena  à questão do ser para uma hermenêutica existencial do fenômeno a-semântico da angústia ( angst) . A questão é apenas fazer um ensaio a fim de estabelecer indagações iniciais para futuros estudos e análises existenciais a partir de algumas leituras. Logo, minha pretensão não é estabelecer  uma análise fenomenológica exaustiva sobre a ontologia da angústia, mas sim colocar algumas questões e suspeitas existenciais a título de introdução.

ESCATALOGIA DAS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ

Imagem
        O objetiv o deste artigo é apresentar a escatologia das Testemunhas de Jeová a fim de ilustrar o papel central que a doutrina dos últimos dias tem para as seitas. As seitas costumam ter uma escatologia própria a fim de justificar a descontinuidade histórica que há entre elas e o Cristianismo primitivo. Para isso, as seitas colocam a si mesmas como um grupo religioso, cujo surgimento e história foram profetizados nas Biblia, o que as permite reinvidicar o lugar de um grupo profetizado e que desempenha um papel de restauração da verdade no fim dos tempos.

CRISTOLOGIA BREVE

Imagem
        O objetivo deste artigo é fornecer uma breve apresentação da Cristologia ortodoxa. A necessidade de tratar de tal tema se percebe pelo fato de que muitos crentes têm conceitos e noções erradas sobre a pessoa, naturezas e obras de Cristo. A relevância do assunto é evidente por si só - alguém questionaria a importância de estudar sobre Jesus Cristo?

FAÇA UMA DOAÇÃO

Se você gostou dos textos, considere fazer uma doação de qualquer valor em agradecimento pelo material do blog. Você pode fazer isso via PIX!

Chave PIX: 34988210137 (celular)

Bruno dos Santos Queiroz