Postagens

Mostrando postagens de outubro, 2021

LEIA TAMBÉM (CLIQUE NA IMAGEM)

A FENOMENOLOGIA DE MICHEL HENRY (RESUMO)

Imagem
  O texto a seguir é um resumo do capítulo II do livro Michel Henry: Incarnation, Barbarism and Belief: na introduction to the work of Michel Henry escrito por Michael O'Sullivan . O título do capítulo no original é Henry and phenomenology . É importante colocar que este resumo é apenas uma apresentação do texto original de forma compactada, sem paráfrases ou resenhas críticas. A ideia é de que o texto permaneça do autor original. Este resumo tem três seções principais: (i) Introdução; (ii) O Fenômeno e a Representação; (iii) Repensando a Diferença: exterioridade, transcendência e imanência; (iv) A Filosofia do Corpo de Maine de Biran; (v) Críticas de Henry a Husserl.

A FENOMENOLOGIA DA RELIGIÃO DE CHANTEPIE DE LA SAUSSAYE (RESUMO)

Imagem
        O texto a seguir é um resumo da parte I do livro Interpreting religion : The phenomenological approaches of Pierre Daniel Chantepie, W. Brede Kristensen, and Gerardus van der Leeuw intitulada The Phenomenology of Religion of Pierre Daniel Chantepie de la Saussaye escrito por George Alfred James . É importante colocar que este resumo é apenas uma apresentação do texto original de forma compactada, sem paráfrases ou resenhas críticas. A ideia é de que o texto permaneça do autor original. Este resumo tem três seções principais: (i) A abordagem a-histórica da religião de Chantepie; (ii) A abordagem a-teológica da religião em Chantepie; (iii) A abordagem antirreducionista da fenomenologia da religião de Chantepie.

MICHEL HENRY E A RELIGIÃO - TEXTO DE MICHAEL O'SULLIVAN (TRADUÇÃO)

Imagem
  O que se segue é uma tradução do capítulo “ Henry and religion ” do livro “ Michel Henry: Incarnation, Barbarism and Belief: na introduction to the work of Michel Henry ” de Michael O'Sullivan . O texto apresentas as seguintes seções: (i) Filosofia do Cristianismo; (ii) Fenomenologia e Cristianismo; (iii) Fé e amor; (iv) As Escrituras e a Palavra; (v) Os Paradoxos do Cristianismo; (vi) Palavras de Cristo.

OS DOIS RELATOS DE CRIAÇÃO EM GÊNESIS: DIFERENÇAS E INTERPRETAÇÃO

Imagem
  O objetivo deste texto é apresentar uma interpretação dos dois relatos criativos de Gênesis . Há duas narrativas diferentes de criação em Gênesis. O primeiro relato vai de Gênesis 1:1 a Gênesis 2:4a e o segundo vai de Gênesis 2:4b-25 . Ao ler a Bíblia na ordem que os textos estão, como lemos um relato primeiro, nossa leitura do segundo relato já fica enviesada. Outra questão que enviesa nossa leitura é a ideia de que a Bíblia é um livro sagrado, inerrante e sem contradições. Portanto, ao se deparar com discrepâncias entre os dois relatos, logo fazemos o exercício de “harmonizá-los”. No entanto, se queremos ler os relatos de Gênesis de maneira objetiva precisamos nos libertar dos enviesamentos de ler uma narrativa com base na outra e, também, é necessário fazer o exercício de não buscar harmonizar as discrepâncias entre os relatos. É o que busco fazer aqui. Este artigo é composto de duas partes: (i) o primeiro relato da criação segundo Gênesis; (ii) o segundo relato da criação ...

FAÇA UMA DOAÇÃO

Se você gostou dos textos, considere fazer uma doação de qualquer valor em agradecimento pelo material do blog. Você pode fazer isso via PIX!

Chave PIX: 34988210137 (celular)

Bruno dos Santos Queiroz