Postagens

Mostrando postagens de setembro, 2021

LEIA TAMBÉM (CLIQUE NA IMAGEM)

JESUS REALMENTE RESSUSCITOU?

Imagem
  O objetivo deste texto é pensar se podemos entender a ressurreição de Jesus de Nazaré como fato histórico ou não. É preciso dizer que é consenso acadêmico estabelecido que Jesus de Nazaré existiu de fato e morreu em uma cruz, portanto, afirmar que Jesus é um mito ou negar a realidade de sua crucificação pode ser considerado como uma teoria da conspiração, assim como o é, por exemplo, negar que o homem foi à lua ou dizer que a terra é plana. Este texto se divide nas seguintes partes: I. ARGUMENTOS DE APOLOGISTAS A FAVOR DA RESSURREIÇÃO II. FONTES TEXTUAIS HISTÓRICAS III. O TÚMULO VAZIO IV. APARIÇÕES DE JESUS V. UMA QUESTÃO CIENTÍFICA Jesus de Nazaré , segundo a tese que expus ( aqui ), foi um profeta apocalíptico que esperava a vinda do Filho do Homem e o estabelecimento do Reino de Deus enquanto ele e seus discípulos ainda estivessem vivos. Jesus sempre pregou em vilarejos pequenos e na área rural, de modo que sua mensagem, embora incomodasse alguns líderes religioso...

O JESUS HISTÓRICO COMO PROFETA APOCALÍPTICO

Imagem
O objetivo deste texto é apresentar uma das teses sobre quem foi de fato Jesus de Nazaré . O Jesus Cristo que conhecemos é uma construção teológica, trata-se de alguém considerado como a encarnação de Deus, nascido em Belém de uma Virgem e que teria fundado uma nova religião chamada de Cristianismo. Hoje se sabe, do ponto de vista histórico, que Jesus foi na verdade um camponês da pequena vila de Nazaré, que foi batizado por João Batista, um profeta apocalíptico e que teve seu projeto interrompido por uma morte abrupta na cruz. Esse Jesus era no pleno sentido da palavra um judeu, nunca reivindicou ser Deus, nem pretendia fundar uma nova religião.             No entanto, há um debate sobre qual era a essência do ministério de Jesus. Ao lermos os Evangelhos sinóticos vemos que um conceito central da mensagem de Jesus é a vinda do Reino de Deus . Uma das hipóteses levantadas para entender o contexto da mensagem de Jesus de Nazaré é ...

COMO OS HEBREUS SE TORNARAM MONOTEÍSTAS?

Imagem
       O objetivo deste texto é apresentar uma tese sobre como os hebreus se tornaram monoteístas. A fim de cumprir esse propósito, este artigo se constitui das seguintes partes: (i) a tese de Sigmund Freud: nesta parte considera-se a hipótese freudiana de que o monoteísmo foi trazido do Egito por Moisés e porque essa tese já foi refutada; (ii) A origem de Javé : a partir desta parte, usando principalmente Thomas Römer como referência, discute-se qual a terra natal do deus Yahweh; (iii) A adoração de Javé em Israel: nesta parte considera-se como Yahweh se tornou o deus supremo do Reino do Norte; (iv) A adoração de Javé em Judá: nesta parte considera-se como Yahweh se tornou o deus supremo do Reino do Sul; (v) A origem do monoteísmo: nesta parte busca-se responder como os hebreus foram da monolatria para o monoteísmo, passando a considerar Yahweh o único deus existente.

COMO SABER SE O QUE OS EVANGELHOS RELATAM SOBRE JESUS É HISTÓRICO OU NÃO?

Imagem
  Como saber se uma passagem encontrada nos Evangelhos canônicos (Mateus, Marcos, Lucas e João) é histórica ou não? Como podemos saber, do ponto de vista de critérios históricos objetivos, se uma narrativa sobre Cristo realmente aconteceu na História literal? Ou se o Jesus Histórico realmente disse algo que está escrito que ele disse? Para responder a essas questões este artigo considerará: (i) a teoria fundamentalista sobre a historicidade dos evangelhos; (ii) como os evangelhos foram escritos; (iii) critérios para determinar a historicidade dos relatos evangélicos; e (iv) o que dizer dos milagres?

FAÇA UMA DOAÇÃO

Se você gostou dos textos, considere fazer uma doação de qualquer valor em agradecimento pelo material do blog. Você pode fazer isso via PIX!

Chave PIX: 34988210137 (celular)

Bruno dos Santos Queiroz