Postagens

Mostrando postagens de abril, 2016

LEIA TAMBÉM (CLIQUE NA IMAGEM)

TRINDADE E INTERSUBJETIVIDADE

Imagem
      Este artigo apresenta a teontologia trinitária, ou seja, a crença em um só Deus subsistindo em três Pessoas distintas (o Pai, o Filho e o Espírito Santo) dentro das discussões filosóficas sobre o uno e o múltiplo e da resposta tomista no interior do debate metafísico entre o monismo e o pluralismo. Por fim, este estudo introduzirá a contribuição gnosiológica da Trindade para as discussões sobre as relações intersubjetivas.

REALISMO X IDEALISMO E A PROPOSTA FENOMENOLÓGICA

Imagem
       A Fenomenologia é sobretudo um modo de pensar que surge no contexto da crise das ciências, em especial como uma anti-teoria, que se contrapõe ao cientificismo positivista e ao psicologismo e que supera o dilema filosófico de ênfases no sujeito ou no objeto das tradições idealista e realista. Na medida em que Husserl usou conceitos da tradição filosófica, doando-lhes um novo sentido dentro do olhar fenomenológico, é importante resgatar, num primeiro momento, a tradição filosófica no meio da qual Husserl desenvolve seu pensamento.

A GERAÇÃO ETERNA DO FILHO

Imagem
       Muitos cristãos têm descartado ou ignorado a crença trinitária clássica na geração eterna do Filho de Deus. Essa doutrina é ratificada pelas confissões reformadas e pelos quatro primeiros concílios ecumênicos da Igreja reconhecidos pelos protestantes. Este artigo busca retomar essa verdade como importante para uma cosmovisão trinitária e até mesmo para a práxis cristã.

FAÇA UMA DOAÇÃO

Se você gostou dos textos, considere fazer uma doação de qualquer valor em agradecimento pelo material do blog. Você pode fazer isso via PIX!

Chave PIX: 34988210137 (celular)

Bruno dos Santos Queiroz