Postagens

Mostrando postagens de agosto, 2025

LEIA TAMBÉM (CLIQUE NA IMAGEM)

O FEMINISMO NEGRO DE LÉLIA GONZALES

Imagem
  1. Introdução   O presente texto tem como tema central o pensamento de Lélia Gonzalez, intelectual, militante e feminista afro-latino-americana. Gonzalez dedicou-se intensamente tanto à produção acadêmica quanto à militância política, buscando sempre articular teoria e prática. Entre os conceitos centrais de sua análise destacam-se a amefricanidade, o racismo por denegação e as reflexões acerca do papel da mulher negra na sociedade brasileira, elementos que permeiam sua crítica social e política.

ROMANOS 9:5 CHAMA JESUS DE DEUS?

Imagem
  Romanos 9:5 tem sido citado como uma evidência de que já nos escritos mais antigos dos cristãos, Jesus é tratado como Deus e Homem. É dito que Cristo é homem “segundo a carne” e, ao que parece, “Deus bendito eternamente”. Veja o que diz o apóstolo Paulo: "Dos quais são os pais, e dos quais é Cristo segundo a carne, aquele que é sobre todos, Deus bendito eternamente. Amém!" Esse versículo, no entanto, tem sido alvo de controvérsia. Como o grego original não tinha pontuação, ele pode ser lido tanto como um aposto “Cristo segundo a carne, o qual é Deus bendito eternamente” (leitura A) quanto como uma doxologia assindética “Cristo segundo carne. Deus, que é sobre todos, seja bendito eternamente” (leitura B). Qual a tradução correta?

A HISTÓRIA DAS NAÇÕES RUDES - ADAM FERGUSON

Imagem
  Adam Ferguson foi um dos principais representantes do Iluminismo Escocês e destacou-se por sua original abordagem filosófica da história O objetivo deste texto consiste em apresentar a análise de Ferguson na parte II de seu Ensaio sobre a História da Sociedade Civil .   Ferguson apresenta uma visão da história que busca compreender o desenvolvimento das sociedades humanas a partir de suas origens mais simples. Sua análise parte das chamadas “nações rudes”, isto é, povos nômades, caçadores e pastores, e chega até as sociedades comerciais modernas, mostrando que mesmo as civilizações mais sofisticadas tiveram inícios frágeis e precários. Para ele, a história revela uma continuidade essencial entre os povos “selvagens” e os civilizados, negando a ideia de uma ruptura radical entre natureza e cultura.

QUEM ESCREVEU OS EVANGELHOS?

Imagem
  Como sabemos que os Evangelhos não foram escritos pelos apóstolos? Em nossas Bíblias, assim que abrimos o Novo Testamento, lemos “Evangelho segundo Mateus”, Evangelho segundo Marcos”, “Evangelho segundo Lucas” e Evangelho segundo João”. Podemos, no entanto, confiar nessas autorias? Quando, onde e por quem os Evangelhos foram realmente escritos? Para discutir essas questões, este texto é composto das seguintes partes:

FAÇA UMA DOAÇÃO

Se você gostou dos textos, considere fazer uma doação de qualquer valor em agradecimento pelo material do blog. Você pode fazer isso via PIX!

Chave PIX: 34988210137 (celular)

Bruno dos Santos Queiroz