Postagens

Mostrando postagens de novembro, 2023

LEIA TAMBÉM (CLIQUE NA IMAGEM)

SEGUNDA MEDIATAÇÃO - RENÉ DESCARTES (RESENHA)

Imagem
  O objetivo deste texto consiste em apresentar as ideias desenvolvidas por Descartes na S egunda M editação . Nas meditações, o filósofo observa que o primeiro passo para alcançar a verdade consiste em colocar sistematicamente em dúvida tudo aquilo que não se mostra como certeza indubitável. Primeiro, podemos colocar em dúvida as informações dos sentidos, na medida em que eles se mostram enganosos. Em segundo lugar, como não temos como saber se estamos sonhando, não podemos ter certeza da existência do mundo, nem do nosso corpo. Terceiro, visto que um gênio maligno poderia estar nos enganando sobre as verdades mais simples e certas, podemos colocar em dúvida até mesmo as verdades matemáticas.  

TEORIA CRÍTICA ONTEM E HOJE - MAX HORKHEIMER (RESENHA)

Imagem
  O texto a seguir foi construído a partir de anotações de aulas da disciplina de Filosofia Social do Instituto de Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia ministrada pelo professor doutor Rafael Cordeiro Silva em 2023. A partir disso, o texto a seguir consiste em uma resenha do texto “Teoria Crítica ontem e hoje” (1969) do filósofo Max Horkheimer.    

É A HOMOSSEXUALIDADE ANTINATURAL?

Imagem
         É comum se argumentar contra a prática da homossexualidade com base no comando de Deus. A homossexualidade seria imoral porque Deus diz que ela é imoral. Qualquer pessoa que tenha apreço por uma moral objetiva ficaria descontente com esse tipo de argumento. Dizer que algo é imoral simplesmente porque Deus assim diz é o que se denomina como Teoria do Comando Divino, que se bem compreendida é uma forma de subjetivismo ético. A Teoria do Comando Divino comete a falácia de que se algo é um dever então esse algo deve ser um Comando, além de tornar a ética arbitrária, já que Deus poderia livremente tornar qualquer coisa certa ou errada. Caso, ao contrário, se diga que Deus baseia seus mandamentos em boas razões, então essas razões é que são o fundamento da moral, não os mandamentos de Deus.

FAÇA UMA DOAÇÃO

Se você gostou dos textos, considere fazer uma doação de qualquer valor em agradecimento pelo material do blog. Você pode fazer isso via PIX!

Chave PIX: 34988210137 (celular)

Bruno dos Santos Queiroz