Postagens

Mostrando postagens de julho, 2016

LEIA TAMBÉM (CLIQUE NA IMAGEM)

HISTORICIDADE DO ANTIGO TESTAMENTO

Imagem
Geralmente quando se estuda a confiabilidade das Escrituras, enfatiza-se os argumentos manuscritológicos a favor do Novo Testamento,  bem como as evidências da ressurreição. Não obstante, se fala menos do Antigo Testamento. Assim, segue-se agora uma condensação das evidências apresentadas por Geisler (2015) para a historicidade do Antigo Testamento e dos fatos nele relatados. A historicidade do Antigo Testamento é corroborada pela confiabilidade dos manuscritos veterotestamentários e dos relatos de seus autores.

CATEGORIAS (ARISTÓTELES)

Imagem
       Chamamos de homônimas as coisas com mesmo nome, mas com definições diferentes; de sinônimas as coisas com mesmo nome e mesma definição e parônimas as palavras derivadas. Quanto às coisas ditas com significado no emprego de palavras sem combinar, há aquelas que podem ser afirmadas e encontradas, as que não podem ser afirmadas, mas podem ser encontradas, as que podem ser afirmadas, mas não podem ser encontradas e as que não podem, nem ser encontradas em um sujeito, nem afirmadas sobre ele.

RAÍZES FILOSÓFICAS DA CRÍTICA DESTRUTIVA DA BÍBLIA

Imagem
                     A crítica bíblica não deixa de ser importante. Ela pode ser subdividida em dois tipos. O primeiro é chamado de baixa crítica e se refere ao texto bíblico, objetivando, através dos manuscritos disponíveis, a reconstrução o texto original. O segundo tipo de crítica pode ser chamado de alta crítica e diz respeito à fonte do texto original, buscando descobrir a origem real do texto, como por exemplo, seu autor. Ela pode ser positiva ou construtiva ou pode ser destrutiva ou negativa. A crítica negativa destrutiva da Bíblia conduz a uma rejeição da posição histórica e ortodoxa que enxerga as Escrituras como sobrenaturalmente inspiradas e inerrantes. Serão apresentados a seguir correntes filosóficas que lançaram as raízes para o surgimento de uma abordagem crítica destrutiva da Bíblia:

FAÇA UMA DOAÇÃO

Se você gostou dos textos, considere fazer uma doação de qualquer valor em agradecimento pelo material do blog. Você pode fazer isso via PIX!

Chave PIX: 34988210137 (celular)

Bruno dos Santos Queiroz