Postagens

Mostrando postagens de novembro, 2025

LEIA TAMBÉM (CLIQUE NA IMAGEM)

IDENTIDADE PESSOAL - DEREK PARFIT (RESUMO)

Imagem
  O que se segue é um resumo da terceira parte do livro  Reasons and Persons de Derek Parfit intitulada Personal Identity . O objetivo é apresentar as teses do texto original de forma compactada, sem constituir uma resenha crítica. Assim, o resumo busca refletir as ideias dos autores originais, sintetizando suas principais teses. A leitura deste resumo não substitui a leitura do livro. Ele está estruturado nas seguintes partes:    

SYNTHETIC DIVINE COMMAND THEORY

Imagem
  SYNTHETIC DIVINE COMMAND THEORY Bruno dos Santos Queiroz (Sunkey) Visiting Student at the Uehiro Oxford Institute. PhD Philosophy Student at the Federal University of Uberlândia (Brazil) bruno.queiroz@ufu.br

UMA TEORIA DISPOSICIONAL EXTERNALISTA SOBRE A TRANSEXUALIDADE

Imagem
O objetivo deste texto é defender uma teoria disposicionalista externalista sobre a transexualidade ou transgeneridade (usarei essas palavras como sinônimos) em metafísica do gênero. Segundo essa teoria, a transexualidade ocorre quando há uma di ssonância entre o sexo biológico ( pensado como as características sexuais primárias e secundárias do corpo) e o gênero (pensado como um conjunto de disposições relativamente inalteráveis que podem ser objetivamente identificadas por sua expressão externa). O gênero, assim como a orientação sexual, parece estar baseado em uma certa configuração neurobiológica, que se desenvolveu especial mente sob a influência de homônios intrauterin o s que influenciam na formação do sistema nervoso do feto. Embora a formação do gênero e do sexo seja multifatorial, o neurodesenvolvimento intrauterino parece ser, segundo a melhor ciência disponível, um dos fatores mais importantes para explicar a identidade de gênero e a orientação sexual.  

EGOÍSMO RACIONAL REFUTADO - DEREK PARFIT (RESUMO)

Imagem
O que se segue é um resumo da segunda parte do livro  Reasons and Persons de Derek Parfit intitulada Rationality and T ime . O objetivo é apresentar as teses do texto original de forma compactada, sem constituir uma resenha crítica. Assim, o resumo busca refletir as ideias dos autores originais, sintetizando suas principais teses. A leitura deste resumo não substitui a leitura do livro. Ele está estruturado nas seguintes partes:     (1) Objeção da Teoria da Finalidade Presente ( The Best Objection to the Self-Interest Theory )      (2) Objeção da neutalidade temporal ( The appeal to full relativity )   (3) Objeção do viés temporal ( Different attitudes to time )   Referência : PARFIT, D. Reasons and persons. Oxford: Clarendon Press, 1984 .     

SOBERANIA E LEIS EM ROUSSEAU

Imagem
  O objetivo deste texto consiste em apresentar a discussão de Jean Jacques Rousseau sobre a Soberania e as Leis especialmente a partir do Livro II do  Contrato Social . Na primeira parte, será discutido de modo geral a teor ia do autor sobre o contrato social ;  da segunda à quarta parte serão discutidas as três características da soberania ( inalienabilidade, indivisibilidade e  infabilidade );  na quinta parte é discutido os limites do poder soberano; na sexta o direito de vida e morte;  na sétima a lei ; na oitava, o objetivo dos sistemas de legislação e; por fim, na nona parte, as divisões das leis.  

A QUESTÃO DA RAÇA EM ACHILLE MBEMBE

Imagem
  A obra Crítica da Razão Negra (2013) de Achille Mbembe faz parte de um projeto mais amplo de crítica ao mundo contemporâneo, junto a Sair da Grande Noite e Políticas da Inimizade. Em vez de uma história das ideias, o livro propõe uma reflexão filosófica e política sobre as formas modernas de dominação, racialização e desumanização. Mbembe mostra como a racionalidade moderna e o projeto iluminista, ao mesmo tempo que proclamaram a razão e a universalidade, fundaram-se na criação de um “Outro” racializado que sustentou o poder e a expansão do Ocidente.

INTRODUÇÃO AO DISCURSO DO MÉTODO DE RENÉ DESCARTES

Imagem
  O objetivo deste texto é servir como uma Introdução do  Discurso do Método  do filósofo René Descartes.  O  Discurso do Método  (DM), publicado em 1637, é uma das obras fundadoras da filosofia moderna, pois nela René Descartes estabelece os princípios de um novo modo de pensar que articula filosofia, método e ciência. Trata-se de um texto que não apenas propõe um método universal para o conhecimento, mas também apresenta uma dimensão autobiográfica e prática, revelando o itinerário intelectual do próprio autor. A divisão do texto em seis partes, feita pelo próprio Descartes, possui fins didáticos, permitindo a exposição gradual de sua concepção de conhecimento e de sua metodologia racionalista. A seguir, serão analisadas detalhadamente as Partes I, II e III do  Discurso do Método , com ênfase em seus principais conceitos e implicações filosóficas.  

FAÇA UMA DOAÇÃO

Se você gostou dos textos, considere fazer uma doação de qualquer valor em agradecimento pelo material do blog. Você pode fazer isso via PIX!

Chave PIX: 34988210137 (celular)

Bruno dos Santos Queiroz