SEU CORAÇÃO DIZ TUDO SOBRE VOCÊ


Lucy Moll.

Seu coração revela seus desejos mais profundos.
       Se você quiser entender a si mesmo, seu cônjuge, seu filho ou alguém, você precisa entender o coração deles da melhor maneira possível.
       Você gostaria de saber qual é a causa de seu medo de falar em público, a causa da preocupação de seu cônjuge ou porque seu filho te respondeu ou o motivo de seu amigo amar postar selfies no Facebook e no Instagram? Então procure entender o coração. Você nunca conhecerá seu próprio coração perfeitamente - ou o deles. Somente Deus o pode (Salmo 44.21).
        Neste artigo, você aprenderá uma definição básica do coração, descobrirá suas três partes principais e como Deus transforma você.

DEFINIÇÃO DE CORAÇÃO

       Você já ouviu uma amiga dizer: "Estou com o coração partido", não é mesmo? Ela quer dizer que está triste. "Siga seu coração" significa ''Faça o que está sentindo.''
       Geralmente as pessoas descrevem o coração como a parte emocional de uma pessoa. As Escrituras sugerem que seu coração é sua mente, suas emoções e sua vontade. É o centro do seu ser. Você pode compará-lo a um centro de controle. Ele controla o que você pensa, sente, diz e faz

“Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida.’’ –Provérbios 4.23

       Sobre tudo.

       E a imagem não é bela. Você sabia que Deus quase acabou com toda a raça humana? Você lê sobre isso em Gênesis 6, apenas três capítulos curtos após a Queda, quando Adão e Eva deram uma mordida de desobediência e o pecado entrou no mundo.
“Viu o SENHOR que a maldade do homem se havia multiplicado na terra e que era continuamente mau todo desígnio do seu coração’’ – Gênesis 6.5

       A Bíblia diz que nosso coração “nos engana e ilude nos fazendo pensar que os nossos desejos são puros, que queremos o que queremos porque é bom e porque Deus aprova”, escreveu Elyse Fitzpatrick, autor de muitos livros, incluindo Ídolos do Coração.
      Enquanto você luta contra o pecado, Deus irá ajudá-lo a confiar nele. Ele ajudará você a desejar fazer a vontade dele sempre. Ele conhece suas lutas e ele te ama completamente. Você é dele. Ele está te transformando.

TRÊS PARTES DO CORAÇÃO

“Coração’’ é uma palavra que a Bíblia usa para falar da sua mente, das suas emoções e da sua vontade tudo junto.

Sua Mente= Sua mente envolve sua capacidade de entender, raciocinar e discernir. Inclui suas crenças e opiniões.
 Surpreendida com novas trazidas por anjos sobre seu filho, Maria, a mãe de Jesus, “guardava todas estas palavras, meditando-as no coração.” (Lucas 2.19).
O poder da palavra de Deus “é apto para discernir os pensamentos e propósitos do coração.” (Hebreus 4.12)
Porque, como o homem imagina em sua alma, assim ele é (Provérbios 23.7).

Suas Emoções= De modo geral, suas emoções também incluem seus anseios, desejos e esperanças.
No tocante a mim, confio na tua graça; regozije-se o meu coração na tua salvação. (Salmos 13.5).
Se, pelo contrário, tendes em vosso coração inveja amargurada e sentimento faccioso... (Tiago 3.14).

Sua vontade= Sua vontade é parte de sua pessoa interior que escolhe quais ações tomar. Sua mente e emoções informam sua vontade sobre o que fazer.
Escolhei, hoje, a quem sirvais (Josué 24.15).
Pois, se eu vier a gloriar-me, não serei néscio, porque direi a verdade; mas abstenho-me para que ninguém se preocupe comigo mais do que em mim vê ou de mim ouve.(2 Coríntios 12.6).

COMO DEUS TRANSFORMA VOCÊ

       É possível mudar o que você pensa, sente e faz com a ajuda miraculosa de Deus. Você precisa de mudança de coração para mudar sua vida. Só Deus pode fazer isso:

“Pois nós também, outrora, éramos néscios, desobedientes, desgarrados, escravos de toda sorte de paixões e prazeres, vivendo em malícia e inveja, odiosos e odiando-nos uns aos outros. Quando, porém, se manifestou a benignidade de Deus, nosso Salvador, e o seu amor para com todos, não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo sua misericórdia, ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo, que ele derramou sobre nós ricamente, por meio de Jesus Cristo, nosso Salvador, a fim de que, justificados por graça, nos tornemos seus herdeiros, segundo a esperança da vida eterna.’’ – Tito 3.1-7.

Sua transformação pertence inteiramente a Deus!
       Você foi salvo através da fé e agora é chamado a viver por meio dela.

“Ora, como recebestes Cristo Jesus, o Senhor, assim andai nele, nele radicados, e edificados, e confirmados na fé, tal como fostes instruídos, crescendo em ações de graças.’’ – Colossenses 2.6-7.

       Viver pela fé faz parte da santificação progressiva e você se torna mais semelhante a Jesus Cristo em seu interior. Deus renova sua mente e suas crenças e, finalmente, seus desejos. Você começa a querer fazer a vontade de Deus e não a sua. Seu coração se torna cada vez mais centrado em Cristo. É cada vez menos centrado em si mesmo.
       Mudar o comportamento nunca é suficiente. Mudar o comportamento sem mudar seus desejos e crenças mais profundos é mera modificação de comportamento. Não é duradouro. Seguir regras feitas pelo homem (isto é, a modificação do comportamento) “não tem nenhum valor para controlar as paixões que levam à imoralidade.” (Colossenses 2: 23b, NTLH).
       Para mudar seus desejos mais profundos, você precisa de transformação do coração.

________________
Autor: Lucy Moll
Tradução: Bruno dos Santos Queiroz.
Publicação em português permitida pelo BCC.



Comentários

Postagens mais visitadas